Aula 3 - Execução

Quais são os principais desafios enfrentados pelos auditores durante a execução de auditorias no contexto governamental e como esses desafios podem ser superados para garantir uma avaliação eficaz e transparente da gestão pública?

 

 

Tópico: Unidade 4 Aula 3

Quais são os principais desafios enfrentados pelos auditores durante a execução de auditorias no contexto governamental e como esses desafios podem ser superados para garantir uma avaliação eficaz e transparente da gestão pública?

As principais atividades realizadas durante a execução são: Desenvolvimento dos trabalhos de campo; Análise dos dados coletados; Elaboração dos achados de auditoria; Validação dos achados com o gestor.
Nos trabalhos de campo serão coletadas as evidências que darão suporte ao relato e emissão de opinião pela equipe de Auditoria e Fiscalização. Evidência é o conjunto de elementos comprobatórios suficientes, adequados e pertinentes, obtidos através da aplicação das técnicas de auditoria/fiscalização.
Os principais desafios nessa etapa da auditoria interna são as fragilidades das evidências. São consideradas frágeis, as evidências: Baseadas em apenas uma fonte; Testemunhais não corroboradas por documento ou observação; Cujo custo de obtenção não atende a critérios de custo-benefício; Provenientes apenas do gestor ou da equipe auditada; Cuja única fonte é parcial com relação ao resultado do trabalho; Obtidas de amostras não-representativas; Relacionadas a ocorrência isolada; Conflitantes.
A equipe deve determinar a quantidade e o tipo de evidências necessárias para atender aos objetivos e ao plano de auditoria. A fim de confrontar os desafios listados acima, deverão ser colhidas evidências com os seguintes atributos:
• Validade – a evidência deve ser legítima, ou seja, baseada em informações precisas e confiáveis;
• Confiabilidade – garantia de que serão obtidos os mesmos resultados se a auditoria for repetida;
• Relevância – precisa se relacionar de forma clara e lógica aos critérios e objetivos da auditoria;
• Suficiência – a quantidade e qualidade das evidências obtidas devem suportar de forma inequívoca os achados e conclusões dos auditores.
Esses cuidados serão determinantes para que o trabalho alcance o objetivo de avaliar a gestão pública de forma eficaz e transparente.

Fatores que não podem faltar na Gestão Pública

Eficiência

É capaz de determinar o andamento da gestão pública, de maneira que todos os envolvidos também sejam impactados.

O que se espera é que o exercício dessa gestão ocorra de forma imparcial, neutra, transparente, participativa, eficaz, sem burocracias, visando qualidade.

O principal objetivo precisa estar na adoção de critérios morais e legais para a melhor utilização dos recursos públicos para o desenvolvimento e rentabilidade social.

Efetividade

Fator responsável por garantir que as ações realizadas estão resultando em benefícios à população. Indica quais objetivos têm sido alcançados.

Eficácia

Está ligada à relação entre resultados e objetivos. É um fator importante para compreender o ambiente, necessidades, desafios e capacidade na resolução de um problema.

Quanto maior o grau de realização de objetivos mais a gestão é eficaz.

Economicidade

Engloba os fatores eficiência, eficácia e efetividade. A gestão pública se torna econômica, quando é eficiente resultando em mais benefícios com aplicação menor de recursos.

Quais são os principais desafios enfrentados pelos auditores durante a execução de auditorias no contexto governamental e como esses desafios podem ser superados para garantir uma avaliação eficaz e transparente da gestão pública?     TÓPICO: UNIDADE 4

Os principais desafios enfrentados pelos auditores a execução das auditoria é primeiramente a escolha da melhor técnica de abordagem que seja válida, mas esse desafio podem ser superados pelo aplicação de técnicas disponíveis em normas que tratam das auditorias e detalham todas elas.

Novo comentário