O que é Progressão Funcional por Capacitação?

O que é Progressão Funcional por Capacitação?

Com muita frequência, os servidores técnico-administrativos dos Institutos e Universidades Federais tem diversas dúvidas sobre como podem fazer cursos para progressão funcional por capacitação, de modo a ter o aumento na remuneração. Cada órgão possui seus próprios regramentos, sendo que estamos dando o exemplo dos servidores de Universidades Federais e Institutos Federais, lembrando que as regras para os outrso órgãos podem apresentar variações. A seguir, teremos as principais dúvidas pertinentes ao assunto:

O que é promoção por capacitação?

A promoção por capacitação ocorre quando o servidor passa de um nível para o outro, ou seja, o servidor sobe na carreira ao realizar um ou mais cursos de capacitação, desde que esses cursos que sejam compatíveis com a sua área de atuação. Essa promoção por capacitação ocorre com o AUMENTO NO SALÁRIO do servidor.  Em muitos órgãos, os cursos podem ser feitos tanto por meio presencial, quanto à distância. 

Leia mais: https://www.cegesp.com.br/cursos-para-licenca-e-progressao-funcional-de-servidores-publicos/progressao-por-capacitacao-como-funciona/

Qual o nível de capacitação em que me encontro?

O nível de capacitação é a posição do servidor na Matriz Hierárquica dos Padrões de Vencimento em decorrência da capacitação profissional para o exercício das atividades do cargo ocupado, realizada após o ingresso.

O Nível de Capacitação pode ser verificado no seu contracheque no campo REF/PADRÃO/NÍVEL do contracheque. Você pode consultar seu RH ou nos enviar um e-mail para contato@cegesp.com.br para esclarecer suas dúvidas.

Qual o procedimento para fazer cursos voltados à promoção por capacitação?

O servidor deve consultar o seu chefe imediato a respeito das áreas mais adequadas para realizar a promoção por capacitação. O servidor pode ir também até o setor de recursos humanos do seu órgão e solicitar os requisitos necessários para os cursos poderem ser aprovados para fins de progressão funcional, antes da matrícula nos cursos de interesse. O RH deverá informar se é permitida a realização de cursos EAD/Online, que são mais baratos e permitem maior flexibilidade de estudo, pois o servidor-estudante poderá fazer o curso em qualquer parte do mundo.

Se eu não fizer a progressão por capacitação, posso fazer mais adiante?

Pode, mas a diferença de salário que o servidor perdeu jamais será recuperada, pois não há pagamento retroativo para um direito não adquirido por meio da realização dos cursos feitos posteriormente.

Para refletir...

Quantos colegas do seu setor estão perdendo promoção na carreira e dinheiro, por conta desse direito não ter sido exercido? Casos como esses são muito frequentes. Compartilhe esse manual com seus colegas e amigos para que eles não percam a oportunidade de estudar e se qualificar para progressão na carreira, de modo a aprimorar seus conhecimentos, em benefício do serviço público e do bom atendimento à população.

 

Para saber mais!

Baixe gratuitamente nosso Manual para Progressão por Capacitação de Servidores Públicos Federais (em PDF) e saiba mais.