O termo capital nos remete ao sistema capitalista que gira em torno de produção de bens e valores por meio de investimento e trabalho, Ao falarmos de Capital Humano, entendo que devemos identificá-lo como um patrimônio rentável das empresas, o elemento central que envolve todas as pessoas que fazem parte da empresa ou governo, utilizando suas habilidades, emoções e conhecimento para atingir o objetivo da organização.
Os elementos que considero essenciais para compreender sua importância nas organizações são:
a. Habilidades e Conhecimentos: refere-se ao histórico de experiência de vida e de educação formal e informal que os integrantes das organizações possuem.
b. Engajamento e Motivação: quando há sentimento de valorização e pertencimento nas organizações, situação que é favorecida quando há sistemas de ascensão funcional por meio de merecimento e recompensas.
c. Trabalho em Equipe e Colaboração: o trabalho em grupo pode ser mais produtivo quando se divide tarefas, organizam-se objetivos e prazos.
d. Aprendizado Contínuo: o sistema de aperfeiçoamento dos integrantes da empresa contribui para a manutenção de padrões de excelência no desenvolvimento das organizações.
A relação entre o Capital Humano e o desempenho organizacional deve ser vista como uma relação de interdependência, isto é, a melhoria de uma organização está diretamente ligada à qualidade dos funcionários e chefias que integram o referido ente, seja particular ou público.
Ao investir no desenvolvimento e valorização do Capital Humano, as empresas podem obter vários benefícios, como:
a. Maior nível de eficiência: sabemos que o domínio da realização de funções em uma empresa evita desperdício de tempo e consequentemente os objetivos são alcançados de forma mais célere.
b. Inovação e Competitividade: O Capital Humano qualificado gera situações de desafios na solução de problemas, daí surge o espaço para inovar e consequentemente se diferenciar de outras empresas, trazendo mais valor para a organização e elevando o nível de competitividade.
c. Retenção de Talentos: ao creditar confiança em colaboradores, mantê-los motivados e impulsionando-os para solucionar desafios de seus interesses haverá mais chances de que a organização tenha seus profissionais por mais tempo.
d. Boa aceitação do público: sabemos que uma empresa bem organizada e gerida tende a cativar seu público-alvo, o que contribui para a perenidade da organização.
Na minha organização, para potencializar o Capital Humano e impulsionar resultados positivos, adotou-se algumas estratégias e práticas:
a. Treinamento: por meio de setor de ensino de minha organização estruturou-se uma série de cursos em benefícios da carreira.
b. Seleção para desempenho de funções: por meio de seleções transparentes, centradas em critérios objetivos, incentiva-se a busca pelo exercício de novas funções e chefias.
c. Avaliações de desempenho periódicas: avaliações anuais visam identificar a evolução do servidor (a) na organização, situação que permite indicação de ajustes para aprimoramento do servidor (a).
d. Eventos de confraternização: Eventos festivos na organização contribuem para o sentimento de pertencimento e ativam situações de bem-estar.
A gestão adequada do Capital Humano pode contribuir para a criação de um ambiente de trabalho saudável, motivador e produtivo de várias maneiras e antecipo que é o grande desafio das chefias de organizações:
a. A gestão organizacional deve mapear todas a áreas para adequar estrategicamente os servidores no desempenho de suas atribuições;
b. A gestão deve manter um ambiente cortês e respeitoso, sempre atento para evitar desvios funcionais e pessoais no ambiente de trabalho;
c. A gestão deve intermediar conflitos para evitar que tomem grandes proporções.
O capital humano é toda força de trabalho de uma organização, sendo ela essencial para as organizações e de correlação praticamente direta entre competências e desempenho. Óbvio que existem exceções nas quais a pessoa sabe muito porém não consegue trazer para a pratica seus saberes e habilidades, mas via de regra, quanto mais qualificado mais produtivo. Isso agrega valor as organizações, tendo seus fluxos de trabalho melhorados.
A motivação é outro ingrediente primordial ao sucesso da organização, porque um funcionário feliz resolve com maior facilidade os desafios diários.
Para maioria das empresas, o investimento em capacitação é de fato um “investimento organizacional”, exceto para as que não souberem retém seus talentos.
Ofertar cursos e propiciar não só capacitações externas, mas a cooperação interna, conhecendo boas práticas organizacionais, que às vezes estão ao seu lado, faz o trabalho melhorar como um todo, então a interação com os pares é importante.
A boa gestão do capital humano é essencial principalmente no serviço público e o gestor que percebe que a cooperação e motivação é a melhor estratégia, sempre colhe bons frutos do seu trabalho.
Inclusive se alguém produz x e outro par produz meio x e ambos ganham a mesma coisa, a tendência é que o que produzia mais fique desmotivado e comece a produzir menos e não o contrário. Logo, a boa gestão de pessoal em uma organização é de suma importância para a manutenção e o crescimento da mesma.
Gostei muito da forma sucinta que a colega redigiu a resposta. Chamou-me atenção o destaque no primeiro parágrafo sobre a relação direta de qualificação e produtividade, pois com certeza as organizações com melhor qualidade, principalmente no aspecto humano, tendem a se manter diferenciadas. Continuando o debate, a colega enfatizou a motivação como cerne do processo de sucesso organizacional e tratou com bastante atenção a ideia de capital humano como investimento, e não um mero custo como fazem empresas de pouco destaque.
A capacitação também foi citada de forma bem adequada. Por fim, considero importante o destaque que a colega de curso deu ao setor gerencial no setor público, sempre buscando a melhor forma de equalizar os talentos organizacionais.
Parabéns Josiane Conrado
O conceito de capital humano pode ser interpretado como sendo o ativo de maior valor que uma organização , seja ela empresa, indústria ou instituição pode ter. O vocábulo reflete o valor agregado por meio dos conhecimentos técnicos, suas experiências, suas habilidades e suas competências dos indivíduos.
Levando-se em conta que os indivíduos são as principais responsáveis por manter os processos em pleno funcionamento, perceber quais as suas demandas, como desenvolver o potencial de cada um e promover um bom clima organizacional é de total responsabilidade dos gestores e havendo gerenciamento adequado desse recurso tem impacto diretamente no sucesso e crescimento de uma empresa.
Havendo investimento no capital humano, benefícios aparecem como : Comprometimento dos colaboradores com o resultado da organização ,maior retenção de talentos devido as oportunidades de desenvolvimento que aparecem e se torna mais atrativa para os colaboradores a médio e longo prazo , aumento da produtividade , melhora no clima organizacional , redução de conflitos dentre outros.
No que se refere às estratégias temos : Programas de treinamento que seria desenvolver programas de treinamento específicos voltados para as competências específicas do seu pessoal ; Mentoria e coaching quando temos por exemplo um servidor com mais experiencia e um outro menos experiente e vai havendo a transmissão de conhecimento ; Podemos citar também e educação corporativa através do estabelecimento de parcerias com instituições educacionais e implementações de cursos e certificações para os colaboradores ; Por fim ,a atualização contínua , incentivando a busca constante de atualização dos colaboradores.
A gestão adequada do capital humano pode contribuir para a criação de um ambiente de trabalho saudável, motivador e produtivo de diversas formas , partindo desde treinamentos constantes, ao desenvolvimento plano de carreira, até oferecendo bonificações por desempenho, por exemplo. Gerir bem o capital humano é primordial para o sucesso de qualquer organização , uma vez que a mesma é feita de pessoas, onde valorizando, capacitando e incentivando seus colaboradores é o tripé chave para o alcance do sucesso.
Capital Humano
23/08/2023
Vinícius C.
O conceito de Capital Humano, na minha definição, pode ser a força motriz da organização, o maior ativo estratégico desta. Ainda que estejamos em um período muito forte de transição para o rápido domínio da tecnologia, o capital humano continua responsável pelos rumos que a organização toma dia após dia. Citado na aula como o conjunto de habilidades, conhecimentos e potencial dos colaboradores de uma empresa, o reflexo dos conhecimentos retidos pelos profissionais de uma organização é o resultado desta, o qual pode ser potencializado exponencialmente de acordo com a gestão de seus funcionários.
A essencialidade do capital humano pode ser imaginada, inicialmente, por como seria uma empresa sem funcionários / colaboradores. Ainda que 100% automatizada, não se faz possível até então, robotizar relações, negociações e solução de problemas não previstos, principalmente. A manutenção de um capital humano treinado, dedicado e motivado faz se imprescindível para o pleno funcionamento e crescimento de qualquer organização.
Quanto à relação entre o Capital Humano e o desempenho organizacional, ambos conceitos possuem relação direta, na qual torna se maior o desempenho organizacional à medida que o Capital Humano esteja alinhado com os objetivos organizacionais.
Quanto maior o investimento na “lapidação” do Capital Humano de uma empresa, deixando explícito quais são os valores, objetivos e estratégias empresariais a serem seguidas, maior será o desempenho organizacional. A valorização do Capital Humano não só na parte profissional, mas também na esfera pessoal dos seus funcionários cria condições muito favoráveis à continuidade dos processos – ao evitar a rotatividade, o Capital Humano será experiente. Ao evitar os conflitos, o Capital Humano será alinhado. Ao se fomentar a motivação, o Capital Humano terá orgulho de participar de tal organização, ofertando o seu melhor a cada dia. É um exemplo clássico da relação “Ganha-Ganha”.
Ao investir no desenvolvimento e valorização do Capital Humano, as empresas passam uma mensagem de que aquelas pessoas são mais do que meras ferramentas; são parceiras da empresa em busca dos resultados. Atingindo os resultados pretendidos, o benefício também não será somente da empresa, mas de todos os envolvidos. O investimento no desenvolvimento do Capital Humano é um dos caminhos para que as pessoas “vistam a camisa” da empresa, considerando aquele negócio como negócio próprio, guardadas as limitações, mas se entregando ao máximo em busca do resultado almejado.
A gestão do Capital Humano em setores públicos é um capítulo à parte deste conceito, o qual possui margem para aprofundados estudos e discussões, considerando as particularidades desta área. No órgão federal em que trabalho, iniciamos um trabalho de gestão de pessoas há aproximadamente 9 anos, colocando como foco a valorização do Capital Humano. Entre as ações nessa linha, foi implantada uma Gerência de Recursos Humanos (conceito já ultrapassado na atualidade), onde todos os servidores encontram amparo na busca pela solução dos seus problemas funcionais. Além disso, priorizamos a solução de conflitos entre colegas e chefias; intermediando substituições, realocações e transferências que possam estar atrapalhando de alguma maneira o desenvolvimento do servidor junto à Instituição; são oferecidos programas de capacitação constantes, tanto em áreas específicas quanto em áreas gerais, ministrados pela própria Instituição ou Instituição externas; são oferecidos programas de melhoria na qualidade de vida, como atividades de yoga e pilates a custo mais acessível; além de constantes estudos para melhoria do ambiente organizacional.
O capital humano é um dos pilares que sustentam uma empresa. Como dito anteriormente, ainda que as principais ferramentas de uma empresa sejam tecnológicas, os colaboradores são a mola propulsora.
São eles que negociam com fornecedores, operam as ferramentas, se relacionam com os clientes e são embaixadores da marca, levando o nome do negócio para as pessoas de sua convivência e despertando o interesse de outros talentos em fazer parte do quadro de colaboradores.
Quando há investimento e valorização desse pacote, as equipes se tornam mais engajadas e produtivas, trazendo resultados positivos para o negócio.
Cada pessoa é única, dona da própria personalidade, de competências únicas e de experiências individuais. Com isso, tem desejos, demandas, qualidades e gaps diferentes das outras.
Tantas particularidades transformam o planejamento estratégico para a valorização do capital humano em uma verdadeira missão. Afinal, agradar um grupo integral e plenamente é quase impossível.
O capital humano é um dos pilares que sustentam uma empresa. Como dito anteriormente, ainda que as principais ferramentas de uma empresa sejam tecnológicas, os colaboradores são a mola propulsora.
São eles que negociam com fornecedores, operam as ferramentas, se relacionam com os clientes e são embaixadores da marca, levando o nome do negócio para as pessoas de sua convivência e despertando o interesse de outros talentos em fazer parte do quadro de colaboradores.
Quando há investimento e valorização desse pacote, as equipes se tornam mais engajadas e produtivas, trazendo resultados positivos para o negócio.
Cada pessoa é única, dona da própria personalidade, de competências únicas e de experiências individuais. Com isso, tem desejos, demandas, qualidades e gaps diferentes das outras.
Tantas particularidades transformam o planejamento estratégico para a valorização do capital humano em uma verdadeira missão. Afinal, agradar um grupo integral e plenamente é quase impossível.
De acordo com o conteúdo ministrado: Capital humano é o conjunto de habilidades, conhecimentos e potencial dos colaboradores de uma empresa. Sua importância reside na produtividade, inovação, atração de talentos, cultura organizacional e adaptabilidade. Investir em seu desenvolvimento é crucial para o sucesso e competitividade das organizações, pois são as pessoas que impulsionam os resultados. Porém, muitas empresas ainda subestimam essa importância, prejudicando seu crescimento e desempenho no mercado. É fundamental reconhecer e valorizar o capital humano para alcançar o sucesso sustentável.
Falando um pouco sobre a relação capital humano x desempenho organizacional:
O desempenho organizacional está diretamente ligado ao capital humano. Investir no desenvolvimento dos colaboradores é crucial para alcançar resultados positivos e vantagem competitiva. Empresas que negligenciam esse aspecto enfrentam problemas de produtividade e dificuldades em acompanhar o mercado. Valorizar o capital humano é fundamental para o sucesso e prosperidade das organizações, mas muitas ainda subestimam essa relação, o que pode comprometer seu crescimento e competitividade.
As Organizações têm que abrir os olhos para investir no desenvolvimento e valorização de seu Capital Humano, pois a partir disso, podem obter uma equipe mais qualificada, motivada e comprometida. Isso pode levar ainda a um aumento da produtividade, eficiência e inovação, resultando assim em melhores produtos, serviços e satisfação dos clientes. Além disso, colaboradores engajados e valorizados contribuem para a construção de uma melhor cultura organizacional, o que ajuda no trabalho em equipe e reduz a rotatividade de pessoal. Acredito que as empresas que investem na valorização dos seus colaboradores, estão um passo à frente no mercado, pois a medida que os mesmo estão satisfeitos, o trabalho é realizado da melhor forma e como consequência teremos produtos ou serviços entregues com maior qualidade.
Com isso, investir no Capital Humano é crucial para o sucesso dessas organizações. Práticas como treinamento, reconhecimento, comunicação transparente e liderança eficaz são fundamentais para potencializar o desempenho dos colaboradores. No entanto, muitas empresas ainda falham em valorizar seus talentos, o que pode resultar em baixa motivação, produtividade e alta rotatividade. Para impulsionar resultados positivos, é essencial priorizar o desenvolvimento e bem-estar dos colaboradores, promovendo um ambiente de trabalho inclusivo e proporcionando oportunidades de crescimento. Apenas assim, as empresas podem enfrentar os desafios competitivos e alcançar o sucesso sustentável.
Não podemos deixar de falar sobre uma gestão adequada do Capital Humano. Isso é essencial para criar um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Valorizar os colaboradores, promover uma comunicação eficaz, oferecer oportunidades de desenvolvimento e reconhecer o desempenho excepcional são práticas que motivam e engajam a equipe. No entanto, muitas empresas ainda negligenciam essa abordagem, resultando em ambientes tóxicos e colaboradores desmotivados. Uma gestão que não se preocupa com o bem-estar e crescimento dos funcionários enfrenta altas taxas de rotatividade e queda na produtividade. A criação de um ambiente motivador e saudável requer uma liderança comprometida e uma cultura organizacional que valorize genuinamente o Capital Humano. Somente assim, a empresa poderá alcançar o máximo potencial de sua equipe e impulsionar resultados positivos.
De acordo com a aula e o material disponibilizado, capital humano é o conjunto de conhecimentos, saberes, habilidades e competências de uma pessoa em uma organização, pública ou privada.
Sem dúvidas, o capital humano é um dos principais ativos de uma organização e alguns elementos e questões são fundamentais para se compreender a importância desse ativo: produtividade; grau de satisfação com o trabalho; capacidade de resolução de problemas; rotatividade; saúde; aprendizagem; criatividade e proatividade.
No que diz respeito à relação entre capital humano e desempenho organizacional, percebemos o quão isso é importante, apesar de conhecermos empresas que não se preocupam nem um pouco com isso. Recentemente, fiz uma outra formação sobre “Gestão e Liderança” na qual me surpreendi com os conflitos e problemas de empresas familiares. Há conhecimento teórico e prático sobre isto, mas mesmo assim esse tipo de empresa continua tendo sua vida muito curta porque os erros e problemas são persistentes e nada se faz para resolvê-los. Considero que investir em capital humano é imperativo e traz benefícios tanto para os funcionários, estagiários, servidores empregados etc quanto para a própria empresa/instituição. O investimento resulta em pessoas mais satisfeitas e mais competentes, o que por sua vez, pode levar a um aumento de produtividade, de eficiência e de disposição para a aprendizagem que coadunam com os objetivos organizacionais.
Diversas estratégias são usadas para a promoção do desenvolvimento do capital humano: capacitação, formas diferentes de compartilhamento dos conhecimentos entre os diversos membros da organização como seminários internos e formação de equipes para a execução de determinadas tarefas e incentivo à diversidade.
A gestão adequada do capital humano pode efetivamente contribuir para a criação e o desenvolvimento de um ambiente laboral mais saudável, motivador, inclusivo, criativo e produtivo. As pessoas passam a se reconhecer de fato como sujeitos a partir do momento em que seus saberes e práticas são validados e quando também recebem feedback. Isso também ocorre quando são confrontadas de forma humanizada e há permissão e incentivo para o seu crescimento e desenvolvimento. Se sentem valorizadas quando existe investimento e podem responder de forma efetiva e criativa a questões e problemas porque são tidas como sujeitos e não meros objetos.
Capital Humano consiste no valor agregado dos profissionais devido aos seus conhecimentos técnicos, know-how, habilidades e suas competências comportamentais, bem como um conjunto de competências, comportamentos, conhecimentos e habilidades que o colaborador deve ter para desempenhar sua função no trabalho.
Os elementos que considero essenciais são Habilidades/Conhecimentos, Engajamento e Motivação, Trabalho em Equipe e Colaboração, Aprendizado Contínuo.
Mesmo não podendo ser quantificado, o capital humano é um diferencial das empresas de sucesso. Empresas que reconhecem e investem em seu capital humano tendem a ser mais inovadoras e resilientes. Um bom exemplo disso é o Google, reconhecido por sua cultura organizacional inovadora, e que atribui seu sucesso ao capital humano.
Empresas que têm uma cultura de valorização do capital humano tendem a ter diversos pontos positivos em sua cultura organizacional e também na produtividade dos colaboradores, tais como: Maior Produtividade, Inovação e Criatividade, Retenção de Talentos, Adaptabilidade e flexibilidade:
No meu local de trabalho, são realizadas ações de desenvolvimento de programas de mestrado e doutorado para os servidores, em parceria com universidades públicas; liberação para licença capacitação, programas de capacitação pedagógica e ajustes nos planos de carreira dos servidores.
Colaboradores que se sentem pertencentes à empresa e que possuem um ambiente de trabalho saudável, produtivo e motivador tendem a ter um alto comprometimento com os objetivos da empresa e com seus resultados. Isso ocorre quando há uma adequada gestão do capital humano tanto em elementos financeiros quanto em elementos não financeiros que proporcionem melhores condições de atuação dos colaboradores, pois investir em capital humano é investir nas pessoas que fazem a organização funcionar dia a dia. Sem elas, nenhuma empresa consegue funcionar e consequentemente não consegue alcançar os resultados necessários.
Na gestão do capital humano faz-se necessário que a organização proporcione boas condições para os funcionários atuarem e se sentirem pertencente à empresa, o que contribui para um ambiente de trabalho saudável, produtivo e motivador. Com os profissionais valorizados da maneira correta, irá ocorrer uma gradativa melhora na cultura e no clima organizacional da empresa. Trabalhar e valorizar o capital humano estimula diretamente a colaboração, o respeito e também a satisfação coletiva, gerando resultados extremamente satisfatórios para ambas as partes.