Com a Administração pública gerencial, a administração tirou o foco dos processos (como era na burocrática) e passou a ter foco nos resultados obtidos com as ações governamentais. A administração gerencial buscou se inspirar na forma como a administração privada administrava seus recursos em busca dos melhores resultados. Os principais princípios eram a eficiência, eficácia efetividade, descentralização. Abordagens da administração gerencial: o Modelo Gerencial Puro, o New Public Management e o Public Service Orientation.
A Nova Gestão Pública busca uma nova forma de prestação da prestação do serviço público em geral. Sendo assim, criou mecanismo, de forma que foi evoluindo ao longo do tempo, conforme veremos a seguir. Trata da simplificação da prestação dos serviço, de forma a buscar desburocratização excessiva do ente estatal.
As principais abordagens e os principais princípios da nova gestão pública são: Gerencialismo Puro, Consumerism e Public Service Orientation (PSO) . A proposta do Gerencialismo puro era cortar gastos em geral e gastos com pessoal, com o objetivo de diminuir os gastos públicos e aumentar a efetividade. O marco deste modelo foram as privatizações, desregulamentação e devolução de atividades para a comunidade. O consumerim, cujo principal objetivo dessa teoria era aumentar a qualidade dos serviços públicos para atender às demandas dos usuários/consumidores dos serviços públicos. O Public Service Orientation (PSO) é o terceiro estágio. Visou a equidade e a accountability (prestação de contas, responsabilização e transparência). Os usuários dos serviços públicos passam a ser vistos como cidadãos, titulares da coisa pública e que devem participar da gestão dos recursos públicos.
Sendo assim, esse novo modelo de gestão atua fortemente na melhoria da prestação dos serviços públicos, à medida que a sociedade evolui, os sistemas de gestão também evoluem, de forma a tentar as demandas da sociedade.
A Nova gestão pública influenciou de forma significativa a forma de atuação dos governos, pois não se ocupava mais em somente prestar determinado serviços aos cidadãos, mas também no resultado eficiente e efetivo dos serviços prestados aos cidadãos.
Os principais princípios norteadores da nova gestão pública: Eficiência, efetividade, descentralização, transparencia, impressoalidade, etc.
A nova gestão pública introduziu novas abordagens como :Gerencialismo Puro, Consumerism e Public Service Orientation (PSO) . O Gerencialismo puro tinha a proposta de corte de gastos e de pessoal, objetivando dimunição d os gastos públicos e aumentar a efetividade. tendo como marca as privatizações, desregulamentação e devolução de atividades para a comunidade. O cidadão é o centro dos serviços públicos e pois é quem financiam a máquina pública.
O Consumerism tinha como objetivo o aumento da qualidade dos serviços públicos para atender às demandas dos clientes ou consumidores dos serviços públicos, porém essa abordagem teve sua relevância quanto a equidade dos serviços públicos, onde as instituições com melhores resultados recebiam mais recursos em detrimento das com resultados inferiores não havendo preocupação com a accountability.
Na abordagem Public Service Orientation (PSO) o foco foi na prestação justa dos serviços públicos com foco na prestação de contas, responsabilização e transparência (accountability) nesse estágio o cidadão passou a ser visto com o titular da coisa pública e sua participação na gestão dos recursos públicos se tornou mais ativa.
A nova gestão pública inaugura um novo tempo no serviço ao público. O modelo burocrático Weberiano, provocou algumas distorções que afetaram muito negativamente a percepção dos usuários dos serviços públicos. Uma prova disso foi a associação do termo burocracia com tudo que é difícil e demorado. A nova gestão pública, mais focada nos resultados e, consequentemente, na satisfação das necessidades dos usuários dos serviços, contribui muito para uma relação mais dinâmica e transparente entre os órgãos que se utilizam delas e o cliente final do serviço.
O Consumerism visa o aumento da qualidade do serviço, observando não somente os procedimentos, mas, também, os resultados. Uma visão empresarial importante encontrada principalmente na Administração por Objetivos.
Com a busca de melhorar a eficiência da administração pública houve a aproximação do público e do privado e essa relação é regulada por órgãos de controle e transparência governamental, dessa forma o Estado passa a se atentar para os resultados de toda administração pública. A Nova Gestão Pública apoia-se na administração Burocrática, tem foco no usuário-cidadão, preza pela eficiência e controle dos resultados, foca na descentralização politicas e administrativas, possui poucos níveis hierárquicos e tem boa flexibilidade organizacional.
A Nova Gestão Pública influencia na forma de atuação do governo e sua busca por resultados eficientes na prestação de serviços públicos através de práticas que se assemelham às práticas do setor privado, como, por exemplo, a redução da burocracia e simplificação dos processos.
Portanto, suas práticas são baseadas nos seguintes princípios:
- Foco nos resultados: definição de metas claras e mensuráveis, centrando-se nos resultados a serem alcançados. Avaliação do desempenho com base em indicadores de desempenho e alocação de recursos visando a obtenção desses resultados.
- Ênfase na eficiência: valorização da eficiência na alocação de recursos, buscando reduzir custos desnecessários e otimizar a utilização dos recursos disponíveis.
- Enfoque no cliente: colocar o cidadão como foco central das ações governamentais.
- Autonomia e responsabilização: promover a descentralização de decisões e a transferência (delegação) de responsabilidade para os gestores públicos.
- Incentivos e concorrência: introduzir elementos de competição e incentivos no setor público, com o objetivo de estimular a busca por melhores resultados.
Com a adoção dessas práticas a administração pública consegue aumentar sua eficiência, melhorando seus processos e desempenhos e promovendo uma mudança em suas bases.
A Nova Gestão Pública surgiu como resposta às disfunções da Burocracia e à crise fiscal do estado de bem-estar social. O principal foco da Nova Gestão Pública é o atingimento de resultados com a consequente entrega de serviços ao cidadão. No modelo burocrático, o foco estava em processos, o que atrapalhava a entrega de serviços com eficiência e efetividade ao cidadão. Dessa forma, a Nova Gestão Pública busca o foco em resultados por meio de princípios como: descentralização, inovação, flexibilização das estruturas e foco em resultado.
O comentário é pertinente à matéria estudada nesta unidade. A Nova Gestão Pública possui grande potencial de mudanças nas políticas públicas. Tornando-as mais práticas e sem tanta burocracia, possibilita-se uma maior troca entre o poder e a comunidade envolvida. O principal desdobramento na eficiência do serviço público, é a maior concretização das ações de um governo, possibilitando a conversão de pautas em práticas governamentais, permitindo inclusive uma maior interação entre o governo e a população, promovendo uma cooperação para o bem geral.
A nova proposta de gestão pública, o Gerencialismo, emerge como combate a ineficiência da máquina pública, mudando o foco do controle de procedimentos para o controle dos resultados, aumentando assim a qualidade dos serviços prestados à sociedade, com maior rapidez e maior número de cobertura dos programas oferecidos. A administração gerencial flexibiliza alguns princípios do modelo burocrático, aumentando a autonomia dos agentes e tendo como foco o cidadão, atendê-lo com excelência torna-se essencial. É por isso que podemos afirmar que a nova gestão pública alcança resultados eficientes e efetivos na prestação dos serviços públicos. Neste novo paradigma, o conceito de qualidade passa a ser entendido como o atendimento das demandas dos cidadãos-usuários, ou seja, um programa de qualidade é aquele que resolve os problemas da sociedade e isso impacta positivamente na administração pública
Com o entendimento de que se fazia necessário trazer a sociedade para debater as demandas do serviço público, os resultados ficaram transparentes, pois os cidadãos, consumidores do serviço público, ficaram também responsáveis por apresentarem problemas, proporem soluções e fiscalizarem seus representantes, alcançando assim resultados esperados.
Os principais princípios são: Foco no cidadão, orientação para resultados, transparência, privatizações e desenvolvimento de pessoas.
Desta forma, a Nova Gestão Pública busca equiparar seus serviços com a iniciativa privada, incorporando vários de seus princípios. Observamos que as duas não podem ser confundidas pois a iniciativa privada é financiada com recursos de seus sócios e acionistas e visam obter lucros, já a gestão pública é financiada com recursos dos cidadãos, tendo como missão gerar valor para a sociedade e garantir o desenvolvimento sustentável, sem perder de vista a obrigação de utilizar os recursos de forma eficiente.