Modelos de Administração Pública: Gerencialismo

Como a Nova Gestão Pública tem influenciado a forma como o governo atua e busca alcançar resultados eficientes e efetivos na prestação de serviços públicos? Quais são os principais princípios e abordagens dessa abordagem e como eles podem impactar a administração pública?

 

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Como a Nova Gestão Pública tem influenciado a forma como o governo atua e busca alcançar resultados eficientes e efetivos na prestação de serviços públicos? Quais são os principais princípios e abordagens dessa abordagem e como eles podem impactar a admin

A nova gestão pública prioriza a qua¬lidade dos serviços prestados, empoderamento do cidadão no processo de escolha de serviços via competição entre os órgãos, atendimento a ações de accountability e transparência.
Traz impacto na racionalidade de gastos públicos, e atendimento aos princípios da eficiência, transparência e efetividade.

MODELOS DE ADM PUBLICA: GERENCIALISMO

Com a Administração pública gerencial, a administração tirou o foco dos processos (como era na burocrática) e passou a ter foco nos resultados obtidos com as ações governamentais. A administração gerencial buscou se inspirar na forma como a administração privada administrava seus recursos em busca dos melhores resultados. Os principais princípios eram a eficiência, eficácia efetividade, descentralização. Abordagens da administração gerencial: o Modelo Gerencial Puro, o New Public Management e o Public Service Orientation.



Modelos de Administração Pública: gerencialismo

A administração gerencial orienta as ações do serviço público para resultados. Dessa forma, a finalidade do bem público é atingida de forma mais eficiente, eficaz e efetiva, tornando o processo mais transparente, ágil e submetido à gestão a fim de atingir também qualidade.

Como a Nova Gestão Pública tem influenciado a forma como o governo atua e busca alcançar resultados eficientes e efetivos na prestação de serviços públicos? Quais são os principais princípios e abordagens dessa abordagem e como eles podem impactar a admin

A Administração Pública gerencial emergiu como resposta à expansão das funções economicas e sociais do Estado e ao desenvolvimento tecnológico e à globalização da economia mundial. Guia-se pelos valores da eficiência e qualidade na prestação dos serviços públicos e pelo desenvolvimento de uma cultura gerencial das organizações.
A administração gerencial aumentou a autonomia dos agentes públicos, constituindo um avanço e um rompimento com a administração pública burocrática. Os controles de procedimentos dão lugar ao controle de resultados. Contudo boa parte dos princípios do modelo burocrático são preservados: admissão segundo rígidos critérios de mérito, a existência de um sistema estruturado e universal de remuneração, as carreiras, a avaliação constante de desempenho, o treinamento sistemático.
Na Nova Gestão Pública, a qualidade passa a ser entendida com o atendimento das demandas dos cidadãos-usuários e não o simples cumprimento de regulamentos.

Como a Nova Gestão Pública tem influenciado a forma como o governo atua e busca alcançar resultados eficientes e efetivos na prestação de serviços públicos? Quais são os princípios dessa abordagem e como eles podem impactar a administração pública?

Por volta da metade do século XX surge uma Nova Gestão Pública permeada pelo anseio de obter maior eficiência ao reduzir custos na prestação de serviços públicos, mas almejando uma alta efetividade por meio da melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados.
Alguns princípios do modelo burocrático permanecem; porém uma diferença fundamental está na forma de controle, que passou a concentrar-se nos resultados ao invés de basear-se nos processos.
Com essa mudança de abordagem, a forma da administração pública entender a qualidade dos serviços públicos é impactada; passando a focar no pleno atendimento das demandas dos cidadãos-usuários.

Modelos de Administração Pública: Gerencialismo.

A Nova Gestão Pública (NGP) busca aplicar práticas do setor privado na gestão pública, visando eficiência e resultados. Seus principais princípios incluem:
Orientação para Resultados: Foco em metas mensuráveis.
Descentralização e Desburocratização: Transferência de autoridade para níveis inferiores, reduzindo burocracia.
Eficiência e Redução de Custos: Ênfase na eficiência operacional e redução de custos.
Parcerias Público-Privadas (PPPs): Colaboração entre setor público e privado para melhorar a prestação de serviços.
Avaliação e Monitoramento: Implementação de sistemas para medir desempenho e garantir responsabilidade.
A NGP pode melhorar a eficiência e qualidade dos serviços, mas a adaptação é necessária para equilibrar eficiência e responsabilidade social.

Administração Pública Gerencial

A Nova Gestão Pública se desenvolveu tendo como proposta auxiliar os Estados sobrecarregados de atividades sem ter recursos para executá-las, ou realizadas com ineficiência e morosidade. Ela emerge com o intuito de levar para a administração pública conceitos aplicados na administração privada, associando os mesmos às práticas já desenvolvidas sob o viés da Burocracia, priorizando o controle dos resultados e a simplificação dos procedimentos. Objetivava a redução dos gastos sem que isso impactasse na qualidade dos serviços prestados pelos governos.
A NGP prevê três etapas de implementação, o Gerencialismo Puro, que propõe a redução dos gastos e dos recursos humanos; Consumerism, que pressupõe o aumento da qualidade dos serviços para atender as demandas dos clientes (cidadãos); e Public Service Orientation, que preconiza a prestação justa dos serviços públicos e a accountability (prestação de contas, responsabilização e transparência).
A implementação das práticas preconizadas na NGP pode contribuir para a melhoria da execução das atividades realizadas no âmbito da administração pública, proporcionando um serviço mais célere, eficiente e eficaz na resolução dos problemas dos cidadãos. Entretanto, ao adotar padrões oriundos da iniciativa privada, deve-se ressaltar que seus objetivos são distintos daqueles estabelecidos pela administração pública, uma vez que esta não almeja o lucro, mas o desenvolvimento social e interno do país.

Re:Administração Pública Gerencial

Na Nova Gestão Pública, a qualidade passa a ser entendida com o atendimento das demandas dos cidadãos-usuários e não o simples cumprimento de regulamentos.

Modelos de Administração Pública: gerencialismo

1. Legalidade
O primeiro princípio garante que a lei seja cumprida acima de tudo, inclusive de qualquer interesse pessoal. Isso quer dizer que a legalidade é o que impede que qualquer agente público (o que inclui, até mesmo, o presidente da República) pratique favoritismos, por exemplo. Deve-se prezar sempre pelo interesse coletivo.
2. Impessoalidade
É o princípio que assegura que a administração pública deve atender a todos os cidadãos, sem qualquer tipo de privilégio ou discriminação.
Com isso, independentemente de divergências, desavenças, conflitos políticos ou ideológicos, todos devem ser tratados da mesma forma pelos servidores públicos.
O mesmo vale, claro, para convergências. Relações pessoais próximas e tudo mais que possa trazer algum tipo de preferência no atendimento ou benefício não deve ocorrer.
O artigo 5º da Constituição Federal de 1988 determina que “todos são iguais perante a lei”, e isso é reforçado pelo princípio da impessoalidade.
3. Moralidade
A moralidade é o que obriga todos os agentes públicos a atuarem seguindo princípios éticos. Mas, isso não tem a ver com a moral comum, que são os valores individuais de cada indivíduo.
A moralidade administrativa diz respeito aos valores jurídicos, que estão na legislação. Uma vez que ela não for cumprida pelo agente público, sua decisão poderá ser anulada e, ainda, ser passível de punição.
4. Publicidade
O quarto princípio é o que garante a transparência na administração pública. Isso quer dizer que todos os cidadãos têm direito ao acesso à informação, o que obriga os órgãos e instituições públicas a disponibilizarem dados e prestação de contas para a sociedade.
A exceção, que permite o sigilo, é em casos de segurança nacional ou outros motivos previstos em lei.
5. Eficiência
Por fim, o quinto princípio da eficiência, que garante que o agente público atue com a melhor qualidade possível, sempre em conformidade com a lei, e fazendo uso correto dos recursos públicos, evitando desperdícios.

Como a Nova Gestão Pública tem influenciado a forma como o governo atua e busca alcançar resultados eficientes e efetivos na prestação de serviços públicos? Quais são os principais princípios e abordagens dessa abordagem e como eles podem impactar a admin

O estado não estava funcionando como deveria. Preso com muitas regras que vinha do modelo burocrático, uma reforma era preciso ser feita para alcançar melhores resultados com mais eficiência e economicidade para atender as demandas e para um melhor atendimento aos contribuintes. Buscando uma melhor administração o estado passou a trabalhar “como uma empresa privada”, onde a agilidade a eficiência e a qualidade de serviço são prioridades em favor da população que são os verdadeiros donos da máquina publica. Com as mudanças o estado reduziu os gastos, com corte de pessoal e terceirando alguns serviços que antes eram muito onerosos para os cofres públicos, estas mudanças da administração publica gerencial foram de grande importância para e fortalecer o estado. A administração publica gerencial veio como uma forma de combater a ineficiência da maquina publica como um todo, ao invés se de preocupar com a parte burocrática era cobrado a qualidade no serviço e rapidez.

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