Modelos de Administração Pública: Gerencialismo

Como a Nova Gestão Pública tem influenciado a forma como o governo atua e busca alcançar resultados eficientes e efetivos na prestação de serviços públicos? Quais são os principais princípios e abordagens dessa abordagem e como eles podem impactar a administração pública?

 

Tópico: Modelos de Administração Pública: gerencialismo

Como a Nova Gestão Pública tem influenciado a forma como o governo atua e busca alcançar resultados eficientes e efetivos na prestação de serviços públicos? Quais são os princípios dessa abordagem e como eles podem impactar a administração pública?

A Nova Gestão Pública tem influenciado de forma positiva a atuação do governo à medida em que elenca uma série de medidas para execução racional de atividades públicas, buscando atingir resultados eficientes e efetivos na prestação de serviços públicos, oriundo de modelos de organizações privadas. Para isso, faz uso de indicadores de desempenho para controle de resultados; descentralização administrativa; uso mais racional dos recursos; flexibilização de processos; uso de pressupostos da gestão da qualidade total visando o cidadão-usuário; avaliação continua para melhoria e participação dos servidores na tomada de decisão e da sociedade civil na identificação de aplicação de recursos públicos.
Os principais princípios e abordagens dessa abordagem são elencados na Constituição Federal, no art. 37: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. O impacto na administração pública advém da obrigatoriedade de uso desses princípios para basilar toda a atividade governamental, excluindo, portanto, a gerência particularizada ou pessoalizada dos serviços públicos.

Como a Nova Gestão Pública tem influenciado a forma como o governo atua e busca alcançar resultados eficientes e efetivos na prestação de serviços públicos? Quais são os principais princípios e abordagens dessa abordagem e como eles podem impactar a admi

A Nova Gestão Pública impactou positivamente a forma como o governo tua na prestação de serviços públicos, visto que enfatiza a busca pelo combate a ineficiência da máquina pública, propondo o corte de gastos e de pessoal, objetivando aumentar a eficiência, efetividade do governo. Passa a basear-se nos resultados em detrimento aos processos. Busca incessantemente a redução dos custos e a melhora na qualidade da prestação dos serviços, com foco na satisfação do cidadão.
Os princípios constitucionais que regem a Administração Pública são a legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Os quais são de grande importância para o desenvolvimento de políticas públicas efetivas e para construção de uma sociedade mais justa e democrática.

Re:Como a Nova Gestão Pública tem influenciado a forma como o gov atua e busca alcançar resultados eficientes e efetivos na prestação de serviços públicos? Quais são os principais princípios e abordagens dessa abordagem e como eles podem impactar a adm

Considerei interessante o destaque dado ao impacto positivo que a Nova Gestão Pública trouxe na prestação de serviços públicos, buscando melhorar a atuação da máquina pública em função de melhoria da qualidade de tais serviços.
Sobre os princípios constitucionais, houve exposição adequada desses princípios e a necessidade de se buscar uma sociedade justa e democrática.
Por fim, considero importante a concisão da resposta que o colega de curso enfatizou nos aspectos dos princípios constitucionais.
Parabéns Reginaldo Tavares Flexa

Nova Gestão Pública


A Nova Gestão Pública (NGP) revoluciona a administração governamental com ênfase em resultados mensuráveis, descentralização e autonomia decisória. Orientada para o cliente, promove a qualidade e eficiência na prestação de serviços públicos. Baseada em desempenho, utiliza indicadores e avaliações para garantir eficácia e eficiência. Valoriza parcerias público-privadas, envolvendo o setor privado na entrega de serviços e inovações. Prioriza transparência e prestação de contas, assegurando integridade e responsabilidade na gestão pública. Esses princípios impulsionam a administração, promovendo eficiência, qualidade e responsabilidade na entrega de serviços aos cidadãos.

Como a Nova Gestão Pública tem influenciado a forma como o governo atua e busca alcançar resultados eficientes e efetivos na prestação de serviços públicos? Quais são os principais princípios e abordagens dessa abordagem e como eles podem impactar a admin

A nova gestão pública prioriza a qua¬lidade dos serviços prestados, empoderamento do cidadão no processo de escolha de serviços via competição entre os órgãos, atendimento a ações de accountability e transparência.
Traz impacto na racionalidade de gastos públicos, e atendimento aos princípios da eficiência, transparência e efetividade.

MODELOS DE ADM PUBLICA: GERENCIALISMO

Com a Administração pública gerencial, a administração tirou o foco dos processos (como era na burocrática) e passou a ter foco nos resultados obtidos com as ações governamentais. A administração gerencial buscou se inspirar na forma como a administração privada administrava seus recursos em busca dos melhores resultados. Os principais princípios eram a eficiência, eficácia efetividade, descentralização. Abordagens da administração gerencial: o Modelo Gerencial Puro, o New Public Management e o Public Service Orientation.



Modelos de Administração Pública: gerencialismo

A administração gerencial orienta as ações do serviço público para resultados. Dessa forma, a finalidade do bem público é atingida de forma mais eficiente, eficaz e efetiva, tornando o processo mais transparente, ágil e submetido à gestão a fim de atingir também qualidade.

Como a Nova Gestão Pública tem influenciado a forma como o governo atua e busca alcançar resultados eficientes e efetivos na prestação de serviços públicos? Quais são os principais princípios e abordagens dessa abordagem e como eles podem impactar a admin

A Administração Pública gerencial emergiu como resposta à expansão das funções economicas e sociais do Estado e ao desenvolvimento tecnológico e à globalização da economia mundial. Guia-se pelos valores da eficiência e qualidade na prestação dos serviços públicos e pelo desenvolvimento de uma cultura gerencial das organizações.
A administração gerencial aumentou a autonomia dos agentes públicos, constituindo um avanço e um rompimento com a administração pública burocrática. Os controles de procedimentos dão lugar ao controle de resultados. Contudo boa parte dos princípios do modelo burocrático são preservados: admissão segundo rígidos critérios de mérito, a existência de um sistema estruturado e universal de remuneração, as carreiras, a avaliação constante de desempenho, o treinamento sistemático.
Na Nova Gestão Pública, a qualidade passa a ser entendida com o atendimento das demandas dos cidadãos-usuários e não o simples cumprimento de regulamentos.

Como a Nova Gestão Pública tem influenciado a forma como o governo atua e busca alcançar resultados eficientes e efetivos na prestação de serviços públicos? Quais são os princípios dessa abordagem e como eles podem impactar a administração pública?

Por volta da metade do século XX surge uma Nova Gestão Pública permeada pelo anseio de obter maior eficiência ao reduzir custos na prestação de serviços públicos, mas almejando uma alta efetividade por meio da melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados.
Alguns princípios do modelo burocrático permanecem; porém uma diferença fundamental está na forma de controle, que passou a concentrar-se nos resultados ao invés de basear-se nos processos.
Com essa mudança de abordagem, a forma da administração pública entender a qualidade dos serviços públicos é impactada; passando a focar no pleno atendimento das demandas dos cidadãos-usuários.

Modelos de Administração Pública: Gerencialismo.

A Nova Gestão Pública (NGP) busca aplicar práticas do setor privado na gestão pública, visando eficiência e resultados. Seus principais princípios incluem:
Orientação para Resultados: Foco em metas mensuráveis.
Descentralização e Desburocratização: Transferência de autoridade para níveis inferiores, reduzindo burocracia.
Eficiência e Redução de Custos: Ênfase na eficiência operacional e redução de custos.
Parcerias Público-Privadas (PPPs): Colaboração entre setor público e privado para melhorar a prestação de serviços.
Avaliação e Monitoramento: Implementação de sistemas para medir desempenho e garantir responsabilidade.
A NGP pode melhorar a eficiência e qualidade dos serviços, mas a adaptação é necessária para equilibrar eficiência e responsabilidade social.

Novo comentário