Problema público, atores, dimensões e classificação das políticas públicas

Resolução de Problemas Complexos no Setor Público - CLP - Centro de  Liderança Pública

PROBLEMA PÚBLICO, ATORES, DIMENSÕES E CLASSIFICAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS

O profissional do futuro e sua capacidade de resolver problemas complexos  em 7 passos - Inovadores & Inquietos

As políticas públicas são decisões tomadas pelos governos para solucionar problemas públicos. Esses problemas podem ser variados, desde questões sociais, econômicas, ambientais, até temas relacionados à saúde, educação, segurança pública, entre outros. Para a efetividade dessas políticas, é necessário compreender as dimensões e classificações que as envolvem, bem como a participação dos diferentes atores envolvidos.

A seguir, veremos que as dimensões das políticas públicas são compostas por três elementos: a dimensão processual (politics), a dimensão material (policy) e a dimensão institucional (polity), propostas por Bruno Frey. Cada dimensão possui sua particularidade e interdependência entre si. Além disso, falaremos que a classificação das políticas públicas, proposta por Theodor Lowi, divide-se em três categorias: políticas regulatórias, políticas distributivas e políticas redistributivas. Cada categoria possui características próprias e são direcionadas a solucionar problemas específicos.

É importante ressaltar que as políticas públicas são resultantes de um processo complexo, que envolve condicionantes políticas, sociais, econômicas, culturais, entre outras. Dessa forma, é necessário considerar todos os atores envolvidos, desde os governamentais até os não governamentais, e a participação da sociedade na construção e avaliação dessas políticas públicas.

PROBLEMA PÚBLICO

Você resolve ou identifica problemas?

A noção de problema público é central para a análise de políticas públicas. Segundo Sabatier (1999), um problema público é "uma condição que é considerada inaceitável por um ou mais indivíduos ou grupos, que invoca o apoio do governo para solucioná-la". Essa definição indica que os problemas públicos são definidos por diferentes atores sociais que pressionam o governo a agir. De acordo com Peters (2015), as políticas públicas são criadas para solucionar esses problemas.

Na abordagem estatista, o Estado é o ator central na criação e implementação de políticas públicas. Segundo Thoenig (2001), o Estado detém o monopólio para fazer políticas públicas, embora atores não governamentais possam participar do processo. Nessa perspectiva, o caráter público de uma política é definido pela personalidade jurídica de seus atores, que podem ser de direito público ou privado.

Por outro lado, a abordagem multicêntrica pressupõe que diferentes atores, como organizações privadas, organizações não governamentais e outros grupos da sociedade civil, podem ser protagonistas na implantação e implementação de políticas públicas (Fischer, 2003). Nessa perspectiva, existem variados tomadores de decisão e a criação de políticas públicas é um processo mais descentralizado.

Independentemente da abordagem, as políticas públicas são criadas para solucionar um problema público. Segundo Stone (1989), as políticas públicas são um conjunto de ações tomadas pelo Estado para atingir objetivos que são considerados necessários e desejáveis para o bem-estar da sociedade.

Autores como Robert Reich e David Osborne, em seu livro "O Setor Público em Tempos de Mudança", apontam para a importância da participação de organizações privadas e sem fins lucrativos na implementação de políticas públicas, argumentando que essas entidades possuem recursos e conhecimentos que podem ser aproveitados para alcançar resultados mais efetivos.

Essa abordagem também valoriza a participação da sociedade civil no processo de formulação e implementação das políticas públicas, buscando uma maior transparência e accountability por parte do Estado.

Independentemente da abordagem adotada, é importante destacar que o problema público é o ponto de partida para a formulação de políticas públicas. É a partir dele que são definidos os objetivos e metas a serem alcançados, bem como as estratégias e recursos necessários para a implementação dessas políticas.

ATORES

Quais Profissionais estão em Falta no Mercado de Trabalho - José Roberto  Marques - Presidente do IBC Coaching

Atores são considerados peças fundamentais no processo de formulação, implementação e avaliação de políticas públicas. Segundo o autor Sabatier (1999), atores são "pessoas, grupos ou organizações que têm interesse, capacidade e/ou autoridade para influenciar, criar ou implementar políticas". Ou seja, os atores podem ser tanto governamentais quanto não governamentais, sendo essenciais para o sucesso de uma política pública.

Os atores não governamentais são compostos por organizações da sociedade civil, grupos de pressão, organizações não governamentais (ONGs), organizações empresariais, dentre outros. Esses atores possuem uma importante função de representação e defesa de interesses específicos da sociedade, que muitas vezes não são levados em consideração pelo Estado. De acordo com Bresser-Pereira (1998), esses atores podem ser vistos como uma contrapartida ao poder do Estado, exercendo uma função de controle social.

Por outro lado, os atores governamentais são aqueles que têm responsabilidade institucional dentro do Estado, podendo ser políticos, gestores públicos, servidores públicos, dentre outros. Esses atores são responsáveis por desenvolver, implementar e avaliar políticas públicas. Segundo Thoenig (1995), esses atores possuem um importante papel na tomada de decisão, na medida em que têm a capacidade de conduzir processos políticos e administrativos.

Portanto, compreender os diferentes atores envolvidos em uma política pública é fundamental para entender as complexidades e desafios presentes nesse processo. Além disso, é importante destacar que a participação e engajamento dos atores não governamentais podem contribuir para a efetividade das políticas públicas, garantindo uma maior legitimidade e representatividade.

AS TRÊS DIMENSÕES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS

Políticas Públicas - Sobre

O autor Bruno Frey, em sua obra "Not Just for the Money: An Economic Theory of Personal Motivation", apresenta uma abordagem interessante para analisar a política: a partir de três dimensões interligadas - Politics, Policy e Polity. Essas dimensões se relacionam e se influenciam, e é a partir dessa relação que é possível entender a política de forma mais completa.

A primeira dimensão, Politics, é a dimensão processual da política. Ela se refere aos processos de tomada de decisão política e a maneira como essas decisões são feitas. Nessa dimensão, estão incluídos os atores políticos, suas estratégias e táticas, a opinião pública, o sistema eleitoral e as regras que governam a forma como a política é feita. Essa dimensão é importante porque influencia diretamente as políticas que são implementadas, já que as decisões tomadas nesse processo afetam diretamente a dimensão material da política.

A dimensão material da política é a Policy. Ela se refere às políticas em si e às suas consequências materiais. É nessa dimensão que são definidas as prioridades políticas, as metas e objetivos a serem alcançados, bem como as estratégias para alcançá-las. As políticas públicas, programas de governo e projetos de lei são exemplos do que se encaixa nessa dimensão. É importante notar que a dimensão material da política não se limita apenas aos resultados materiais, como o orçamento público ou a criação de leis, mas também abrange os efeitos sociais e culturais das políticas implementadas.

A terceira dimensão da política, Polity, se refere às instituições políticas que sustentam o processo político e a implementação das políticas públicas. Ela inclui as leis, regras e normas que definem as estruturas políticas, os poderes e responsabilidades dos governantes, as relações entre governo e sociedade, entre outras coisas. A dimensão institucional é importante porque influencia tanto a dimensão processual quanto a dimensão material da política, uma vez que as instituições estabelecem as regras do jogo e o contexto em que as políticas são implementadas.

As três dimensões estão interligadas e se influenciam mutuamente. Por exemplo, mudanças na dimensão processual podem afetar a dimensão material, como a escolha de um novo presidente ou partido político pode levar a mudanças nas políticas públicas implementadas. Da mesma forma, mudanças na dimensão material podem afetar a dimensão institucional, como a criação de uma nova política pública que requer a criação de novas instituições para implementá-la.

Em resumo, a abordagem de Bruno Frey para analisar a política a partir das dimensões Politics, Policy e Polity oferece uma maneira mais completa de entender como as políticas são criadas, implementadas e afetam a sociedade. Ao levar em consideração tanto a dimensão processual quanto a material e institucional, é possível ter uma visão mais holística da política e avaliar os impactos das políticas públicas de forma mais abrangente.

CLASSIFICAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE THEODORE LOWI

Representação dos tipos de política pública | Download Scientific Diagram

Theodore Lowi propôs uma classificação das políticas públicas baseada em seus impactos na sociedade. Essa classificação é composta por quatro tipos de políticas: regulatórias, distributivas, redistributivas e constitutivas.

As políticas regulatórias são aquelas que buscam regular e controlar determinadas atividades ou comportamentos na sociedade. Essas políticas geralmente são aplicadas em áreas como saúde, meio ambiente, segurança pública, entre outras. O objetivo dessas políticas é proteger o bem-estar da sociedade e garantir o cumprimento de leis e normas estabelecidas.

Alguns exemplos de políticas regulatórias são:

Regulamentação do mercado financeiro: criação de normas e regras para o funcionamento do sistema financeiro, com o objetivo de garantir a segurança e a transparência das operações financeiras.

Regulamentação da indústria farmacêutica: estabelecimento de regras para a produção, distribuição e comercialização de medicamentos, a fim de garantir a qualidade e a segurança dos produtos.

Regulamentação ambiental: estabelecimento de normas e regras para o uso e a exploração dos recursos naturais, visando à preservação do meio ambiente e à prevenção de danos ambientais.

Regulamentação da telecomunicação: estabelecimento de regras para o funcionamento dos serviços de comunicação, com o objetivo de garantir a qualidade e a segurança dos serviços oferecidos aos usuários.

Regulamentação da segurança alimentar: criação de normas e regras para a produção, distribuição e comercialização de alimentos, com o objetivo de garantir a segurança e a qualidade dos produtos oferecidos aos consumidores.

As políticas distributivas, por sua vez, são aquelas que visam distribuir benefícios ou recursos para determinados grupos ou indivíduos da sociedade. Essas políticas podem ser aplicadas em diversas áreas, como educação, cultura, esporte, entre outras. O objetivo dessas políticas é promover a igualdade de oportunidades e melhorar a qualidade de vida de determinados segmentos da população.

Alguns exemplos de políticas distributivas incluem:

Bolsa Família: programa de transferência de renda direcionado a famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, visando garantir a elas um mínimo de condições de vida digna.

Crédito educativo: políticas que oferecem empréstimos com juros mais baixos para estudantes universitários, visando tornar o acesso à educação superior mais acessível para pessoas de baixa renda.

Subsídios agrícolas: políticas que fornecem subsídios financeiros ou outros incentivos para agricultores, visando apoiar a produção agrícola e garantir a segurança alimentar da população.

Isenções fiscais: políticas que oferecem isenções ou reduções de impostos para determinados setores ou empresas, visando estimular o crescimento econômico ou proteger setores específicos.

Políticas de habitação social: programas que oferecem moradia subsidiada ou de baixo custo para famílias de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade, visando garantir o acesso a uma moradia digna.

As políticas redistributivas são aquelas que têm como objetivo redistribuir recursos ou renda na sociedade, visando a redução das desigualdades sociais e econômicas. Essas políticas geralmente são aplicadas em áreas como assistência social, saúde pública, educação, entre outras. O objetivo dessas políticas é promover a justiça social e a inclusão de grupos historicamente marginalizados na sociedade.

As políticas redistributivas buscam redistribuir recursos de uma parcela da sociedade para outra, geralmente com o objetivo de reduzir desigualdades econômicas ou sociais. Alguns exemplos de políticas redistributivas incluem:

Impostos progressivos: impostos que aumentam de acordo com a renda ou a riqueza do contribuinte, de forma que aqueles com mais recursos financeiros contribuam com uma porcentagem maior da arrecadação de impostos.

Programas de assistência social: programas que fornecem benefícios ou serviços para pessoas de baixa renda, como Bolsa Família, seguro-desemprego, benefício de prestação continuada (BPC) e programas de alimentação.

Políticas de redistribuição de terras: políticas que buscam redistribuir a posse da terra para grupos historicamente excluídos, como reforma agrária.

Políticas de cotas: políticas que estabelecem quotas para grupos historicamente excluídos de determinadas áreas, como quotas raciais em universidades ou no mercado de trabalho.

Políticas de salário mínimo: políticas que estabelecem um salário mínimo que deve ser pago pelos empregadores, de forma a garantir um patamar mínimo de remuneração para os trabalhadores.

Políticas de redistribuição de renda: políticas que buscam redistribuir a renda entre a população, geralmente por meio de transferências diretas de recursos financeiros, como programas de renda mínima.

As políticas constitutivas, também conhecidas como políticas estruturadoras, são aquelas que buscam moldar a sociedade de forma mais ampla, por meio da criação de instituições, normas e regras que orientam as relações entre os diferentes atores sociais. Essas políticas são caracterizadas pela sua abrangência e pelo seu caráter mais duradouro, uma vez que visam alterar as bases institucionais da sociedade. Elas têm como objetivo principal criar condições para o desenvolvimento de outras políticas e para o funcionamento adequado das instituições sociais.

Entre os exemplos de políticas constitutivas estão a criação de constituições, a implementação de reformas políticas e a criação de novas instituições públicas. Essas políticas também podem estar relacionadas à construção de infraestrutura, como estradas, pontes e sistemas de comunicação e transporte, que são fundamentais para o desenvolvimento social e econômico de uma região ou país.

É importante destacar que essas categorias não são mutuamente exclusivas e as políticas públicas podem apresentar características de mais de uma dessas categorias. Além disso, a classificação de Lowi é uma das diversas propostas existentes para categorizar as políticas públicas e outras abordagens podem ser utilizadas para analisar a atuação do Estado na sociedade.

Referências Bibliográficas

FREY, Bruno S. Not Just for the Money: An Economic Theory of Personal Motivation. Cheltenham, UK: Edward Elgar Publishing, 1997.

FREY, Bruno S. Happiness: A Revolution in Economics. Cambridge, MA: MIT Press, 2008.

FREY, Bruno S. Inspiring Economics: Human Motivation in Political Economy. Northampton, MA: Edward Elgar Publishing, 2001.

LOWI, Theodore J. American business, public policy, case studies, and political theory. World Politics, v. 16, n. 4, p. 677-715, 1964. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/2009553. Acesso em: 26 abr. 2023.

LOWI, Theodore J.; GINSBERG, Benjamin. American government: freedom and power. New York: W. W. Norton & Company, 2006.

REICH, R.; OSBORNE, D. O Setor Público em Tempos de Mudança. São Paulo: Nobel, 1998.

SOUZA, C. Políticas Públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, Porto Alegre, v. 8, n. 16, p. 20-45, jan./jun. 2006.

 

Fórum de Discussão

Car@ cursista,

Informamos que a avaliação desta disciplina será realizada através da participação ativa no fórum de discussão. Para isso, é importante que vocês respondam à pergunta proposta ou a qualquer um dos assuntos tratados na aula e também comentem as respostas dos colegas.

Lembrem-se de que a participação é fundamental para o processo de aprendizagem e para enriquecermos nossas reflexões e debates sobre o assunto abordado na disciplina. Portanto, encorajo todos vocês a participarem ativamente do fórum, trazendo suas perspectivas e opiniões sobre o tema.

Além disso, salientamos que a participação no fórum também pode contribuir para a nota de participação, que é uma das formas de avaliação utilizadas nesta disciplina. Dessa forma, é importante que todos se empenhem em participar e contribuir para a construção do conhecimento coletivo.

Lembramos também que o fórum é um espaço de diálogo e respeito mútuo, por isso, é fundamental que todos se expressem com civilidade e cordialidade, evitando qualquer tipo de ofensa ou desrespeito aos colegas.

Por fim, reforçamos o convite para que todos participem ativamente do fórum de discussão, pois isso contribuirá para uma aprendizagem mais rica e efetiva.

Atenciosamente,

Equipe CEGESP

 

Instruções para o envio do e-mail com o(s) comentário(s) do Fórum

1) Tire um print do seu comentário feito no fórum da aula (aperte a tecla “PrtScn” ou “PrintScreen” e depois clique  cole “Ctrl” + “V” no final da area de texto do seu e-mail  ou cole em um arquivo Word e anexe ao e-mail)

2) Colocar o título do e-mail da seguinte forma:

Nome Completo - FORUM da Aula: Nome da aula - Nome da disciplina

Exemplo: José da Silva – FORUM da Aula: Romantismo no Brasil – Literatura brasileira

3) enviar para avaliacao.cegesp@gmail.com

Observação: não enviar para contato@cegesp.com.br ou para contatocegesp@gmail.com, pois as avaliações enviadas para esses emails não serão computadas para o cálculo da média final, sendo atribuída a nota zero para a avaliação enviada para outro e-mail que não seja o avaliacao.cegesp@gmail.com

Optamos por esse tipo de procedimento/controle, porque ficará mais fácil tanto para @ cursista quanto para a equipe pedagógica acompanhar a entrega das avaliações.

Desejamos boa sorte na avaliação!

 

Pergunta de Partida:

Olá a todos! Hoje vamos abordar o tema das políticas públicas, focando nos elementos essenciais para compreender sua natureza e funcionamento. Minha pergunta para iniciar nossa discussão é a seguinte:

Quais são os principais elementos que compõem uma política pública, como problema público, atores envolvidos, dimensões abordadas e como as políticas públicas podem ser classificadas?

Vamos explorar juntos esses aspectos e compartilhar nossas perspectivas e conhecimentos. Aguardo suas contribuições para enriquecer nossa conversa!

 

Tópico: Problema público, atores, dimensões e classificação das políticas públicas

Elementos e Classificação das Políticas Públicas

O problema público e os atores envolvidos são os principais elementos que compõem uma política pública. O problema público é uma situação ou condição que afeta um grande número de pessoas e exige a ação governamental. Os atores que auxiliam na implementação e na avaliação de políticas públicas incluem o governo, a sociedade civil, o setor privado, acadêmicos e especialistas.
As dimensões abordadas na criação de políticas públicas são: econômica, social, política, ambiental, legal e regulamentar.
As políticas públicas podem ser classificadas em:
- Regulatórias: Estabelecem normas e regras para regular comportamentos.
- Distributivas: Distribuem recursos ou serviços para segmentos específicos da população.
- Redistributivas: Reorganizam a distribuição de recursos e renda na sociedade .
- Constitutivas: Alteram a estrutura ou os processos das instituições governamentais.

Problema público, atores, dimensões e classificação das políticas públicas .

A formulação de uma política pública tem como origem a existência de um problema público, ou seja, uma questão econômica, social, cultural, e outras, que afeta um segmento, parcela da sociedade, ou mesmo a sociedade como um todo. A resolução dessas questões, em atendimento às demandas gerais da sociedade, ou especificas, é o que o movimenta os atores governamentais e não governamentais na análise, decisão, alocação de recursos, implementação, monitoramento e avaliação das políticas públicas. Portanto, os atores podem envolver autoridades governamentais, políticos, governantes, gestores e servidores, bem como não governamentais, como ONGs, entidades empresariais, grupos de pressão, associações, entre outros. Entendo que a atuação da administração pública é peça importante como entidade planejadora, alocadora de recursos públicos advindos de impostos, implementadora e avaliadora e mesmo como resultado de sua atribuição constitucional. A atuação de entidades não governamentais também é relevante pois constituem uma forma de controle social e participação cidadã no âmbito de formulação e implementação de políticas públicas. As dimensões formuladas por Bruno Frey abrangem os aspectos processual (processos de tomadas de decisão política), material (políticas públicas em si e seus efeitos na sociedade) e institucional (leis, regras, normas). Além dessas dimensões podemos aceitar a seguinte classificação para políticas públicas, de acordo com a proposta de Theodore Lowi: regulatórias, distributivas, redistributivas e constitutivas. As regulatórias buscam regular determinadas atividades tais como indústria farmacêutica, alimentícia, buscado estabelecer padrões de qualidade e segurança e outras, por exemplo, como as atividades que impactam o meio ambiente, visando sua preservação. As políticas distributivas buscam visam distribuir recursos para determinados grupos de indivíduos, promovendo a igualdade de oportunidades e a melhoria da qualidade de vida (Ex: crédito educativo, bolsa família, políticas de habitação social). As políticas redistributivas me parecem semelhantes às distributivas. Visam redistribuir recursos de certos segmentos mais privilegiados para outros em situação de maior vulnerabilidade social, reduzindo os efeitos das desigualdades sociais (Ex: Impostos progressivos, salário mínimo, bolsa família, programas de assistência social). As políticas constitutivas são aquelas de impacto mais abrangente, que criam condições de infraestrutura ou regulações que permitem o desenvolvimento de outras políticas sociais (Ex: sistema viário, telecomunicações, constituições, criação de instituições públicas). Essas classificações muitas vezes se interpenetram e se sobrepõem umas às outras.

Problema público, atores, dimensões e classificação das políticas públicas

O problema público é considerada uma condição inaceitável onde o governo é acionado para trazer uma solução. O problema é considerado o ponto de partida, é através dele que são formuladas as políticas públicas. Esses problemas podem ser variados, desde questões sociais, econômicas, ambientais, até temas relacionados à saúde, educação, segurança pública, entre outros
Os atores são essenciais para a implementação das políticas públicas. Eles podem ser pessoas físicas, gupos ou organizações que tenham interesse, capacidade, autoridade para criar ou implementar políticas. Os atores não governamentais contribuem para a efetividade das políticas públicas, garantindo legitimidade e representatividade.
Segundo Bruno Frey, as dimensões das políticas públicas são compostas por três elementos: a dimensão processual (politics), a dimensão material (policy) e a dimensão institucional (polity).
Politics, é a dimensão processual da política. Refere-se aos processos de tomada de decisão política e a maneira como são tomadas essas decisões. Estão incluídos os atores políticos, suas estratégias e táticas, a opinião pública, o sistema eleitoral e as regras que governam a forma como a política é feita.
Policy, é a dimensão material da política. Refere às políticas em si e às suas consequências materiais. Nessa dimensão são definidas as prioridades políticas, as metas e objetivos a serem alcançados, bem como as estratégias para alcançá-las.

Polity é a terceira dimensão. Refere às instituições políticas que sustentam o processo político e a implementação das políticas públicas. Inclui as leis, regras e normas que definem as estruturas políticas, os poderes e responsabilidades dos governantes, as relações entre governo e sociedade, entre outras coisas.

As três dimensões estão interligadas e se influenciam mutuamente.

Theodore Lowi classificou as políticas públicas de acordo com seus impactos na sociedade. Essa classificação é composta por quatro tipos de políticas: egulatórias, distributivas, redistributivas e constitutivas.
As políticas regulatórias são aquelas que buscam regular e controlar determinadas atividades ou comportamentos na sociedade. Essas políticas geralmente são aplicadas em áreas como saúde, meio ambiente, segurança pública, entre outras. Exemplos: regulamentação do mercado financeiro; regulamentação da indústria farmacêutica; Regulamentação ambiental dentre outras.
As políticas distributivas são aquelas que visam distribuir benefícios ou recursos para determinados grupos ou indivíduos da sociedade. Tem como objetivo promover a igualdade de oportunidades e melhorar a qualidade de vida de determinados segmentos da população. Exemplos: Bolsa Família; Crédito educativo; Políticas de habitação social dentre outros.
As políticas redistributivas são aquelas que têm como objetivo redistribuir recursos ou renda na sociedade, visando a redução das desigualdades sociais e econômicas. Tem como objetivo promover a justiça social e a inclusão de grupos historicamente marginalizados na sociedade. Exemplos dessas políticas: Impostos progressivos; Programas de assistência social; Políticas de cotas dentre outras
As políticas constitutivas, são também conhecidas como políticas estruturadoras. São aquelas que buscam moldar a sociedade de forma mais ampla, por meio da criação de instituições, normas e regras que orientam as relações entre os diferentes atores sociais. Entre os exemplos de políticas constitutivas estão a criação de constituições, a implementação de reformas políticas e a criação de novas instituições públicas. Essas políticas também podem estar relacionadas à construção de infraestrutura, como estradas, pontes e sistemas de comunicação e transporte, que são fundamentais para o desenvolvimento social e econômico de uma região ou país.

As políticas públicas podem apresentar características de mais de uma dessas categorias

Problema público, atores, dimensões e classificações das PP conceito e disciplina

Os elementos essenciais para configuração de uma política pública são: ação, coordenação, processo e programa. Há também a percepção de dois elementos principais segundo outras doutrinas, quais sejam: definição da agenda e das alternativas. As políticas públicas podem ser classificadas em as distributivas (destinadas a grupos específicos da população), as redistributivas (que buscam promover o bem-estar social), as regulatórias (que definem as regras da sociedade) e as constitutivas (voltadas para o funcionamento das diferentes formas de política pública).

Problema público, atores, dimensões e classificação das políticas públicas

Inicialmente, destaca-se que os problemas públicos podem ser variados, como exemplo, problemas por questões sociais, econômicos, ambientais. Sendo os atores governamentais e não governamentais os envolvidos. Já as dimensões das políticas públicas são compostas de 3 elementos: dimensão processual, material e institucional. Ademais, segundo Theodore Lowi, às políticas públicas dividem-se em 3 categorias: políticas regulatórias, distributivas e redistributivas.

Quais são os principais elementos que compõem uma política pública, como problema público, atores envolvidos, dimensões abordadas e como as políticas públicas podem ser classificadas?

Os principais elementos que compõem uma política pública são problemas públicos, atores envolvidos e dimensões abordadas. Os problemas públicos são o ponto de partida para a formulação de políticas públicas e podem ser variados; desde questões sociais, econômicas e ambientais; até temas relacionados à saúde, educação e segurança pública. Os atores envolvidos são fundamentais na formulação, implantação e avaliação das políticas públicas; podendo ser governamentais (políticos, gestores públicos, servidores públicos, dentre outros) e não governamentais (organizações da sociedade civil, grupos de pressão, organizações não governamentais, organizações empresariais, dentre outros). As três dimensões das políticas públicas se relacionam e a partir dessa relação é possível entender as políticas públicas de forma mais completa; sendo a dimensão processual (consiste nas regras que governam a forma como as políticas públicas são feitas), a dimensão material (abrange as metas e objetivos a serem alcançados) e a dimensão institucional (refere às instituições políticas que sustentam o processo político e a implantação das políticas públicas). Além disso; as políticas públicas podem ser classificadas em políticas regulatórias (exemplo: regulação ambiental), políticas distributivas (exemplo: bolsa família), políticas de constitutivas (exemplo: construção de infraestrutura) e políticas redistributivas (exemplo: impostos progressivos).

Política pública

Os principais elementos que compõem uma política pública são o problema público, os atores envolvidos e as dimensões abordadas. O problema público refere-se à questão que afeta a sociedade e requer intervenção governamental. Os atores envolvidos são as partes interessadas no processo de formulação, implementação e avaliação da política, como governo, sociedade civil e setor privado. As dimensões abordadas são os aspectos considerados na elaboração da política, como econômicos, sociais, culturais e ambientais. As políticas públicas podem ser classificadas de acordo com a natureza do problema, o nível de governo, a abrangência territorial, o objetivo e a fase do ciclo de políticas. Essas classificações permitem compreender a diversidade e complexidade das políticas públicas e orientar o processo de análise e tomada de decisão relacionado a elas.

Problema público, atores, dimensões e classificação das políticas públicas.

As políticas públicas estão diretamente vinculadas à existência de problemas públicos, sendo elaboradas como meio de solucionar tais questões. Elas podem ser entendidas como um conjunto de ações empreendidas pelo Estado e de responsabilidade dos governos, visando solucionar problemas e alcançar objetivos essenciais para o bem estar da coletividade.

De acordo com Frey, a política pública pode ser dividida em três dimensões que se relacionam e facilitam a sua compreensão. São elas, resumidamente:
Politics – dimensão processual da política. Ela engloba os processos de tomada de decisão e os atores políticos.
Policy – dimensão material. Diz respeito à própria política pública e seus efeitos materiais.
Polity – se refere às instituições políticas que mantem o processo político e a implementação das políticas públicas.
Quanto à classificação, as políticas públicas podem ser regulatórias, distributivas, redistributivas e constitutivas.

Problema público, atores, dimensões e classificação das políticas públicas

O problema público é uma questão que demanda ação governamental para sua solução ou minimização. As ações realizadas com a finalidade de resolver um problema público são conhecidas como políticas públicas. Desde o estabelecimento do problema, a determinação dos atores envolvidos, o planejamento das ações até a execução de fato, a política pública está acontecendo. São vários momentos e várias dimensões de um mesmo conceito. Por isso, para explicar o conceito de política pública, o autor Bruno Frey, estabelece três dimensões da política: Politcs, Policy e o Polity.

A primeira dimensão, Politics, é a dimensão processual da política. Ela se refere aos processos de tomada de decisão política e a maneira como essas decisões são feitas. Nessa dimensão, estão incluídos os atores políticos, suas estratégias e táticas, a opinião pública, o sistema eleitoral e as regras que governam a forma como a política é feita. Essa dimensão é importante porque influencia diretamente as políticas que são implementadas, já que as decisões tomadas nesse processo afetam diretamente a dimensão material da política.

A dimensão material da política é a Policy. Ela se refere às políticas em si e às suas consequências materiais. É nessa dimensão que são definidas as prioridades políticas, as metas e objetivos a serem alcançados, bem como as estratégias para alcançá-las. As políticas públicas, programas de governo e projetos de lei são exemplos do que se encaixa nessa dimensão. É importante notar que a dimensão material da política não se limita apenas aos resultados materiais, como o orçamento público ou a criação de leis, mas também abrange os efeitos sociais e culturais das políticas implementadas.

A terceira dimensão da política, Polity, se refere às instituições políticas que sustentam o processo político e a implementação das políticas públicas. Ela inclui as leis, regras e normas que definem as estruturas políticas, os poderes e responsabilidades dos governantes, as relações entre governo e sociedade, entre outras coisas. A dimensão institucional é importante porque influencia tanto a dimensão processual quanto a dimensão material da política, uma vez que as instituições estabelecem as regras do jogo e o contexto em que as políticas são implementadas.

A classificação das politicas públicas proposta por Theodori Lowi é composta por quatro tipos: regulatórias, distributivas, redistributivas e constitutivas. Trata-se de uma classificação que categoriza a finalidade das políticas públicas, ou seja, a classificação refere-se à intenção de cada política ao aplicar os recursos públicos.

Quais são os principais elementos que compõem uma política pública, como problema público, atores envolvidos, dimensões abordadas e como as políticas públicas podem ser classificadas?

Os elementos: Processual da política; Dimensão material da política e Dimensão da política.
O primeiro é muito importante, pois é ali são feitos os processos para a tomada de decisão e a maneira como serão feitas, além das regras que indicam como serão feitas. Estão envolvidos nesta dimensão os autores políticos e a contribuição pública, é uma fase muito importante porque as decisões vão de encontro à dimensão material da política.
O segundo elemento não menos importante define de forma material as prioridades e as estratégias para alcança-las. Projeto de lei, orçamentos, programas do governo, são exemplos que podem ser analisados nesta dimensão, ela ainda leva em conta os aspectos sociais e culturais das políticas implementadas.
A terceira dimensão estabelece a relação entre o governo e a sociedade, esta dimensão influencia as outras duas, pois estabelece as “regras do jogo” e como elas foram implementadas.
Todas as dimensões estão interligadas e uma influencia na outra. As mudanças feitas em um elemento influenciam no outro, por exemplo a mudança de um novo presidente ou partido político.
Os autores das políticas públicas são os representantes de várias classes da sociedade (empresas, grupos de pressão e organizações não governamentais (ONGs)), mas também tem os autores governamentais que têm responsabilidades dentro do estado, entre eles estão os servidores e gestores públicos, estes têm a função de desenvolver e avaliar as políticas públicas. É importante destacar que o compromisso e participação tanto do autores governamentais e não governamentais podem ajudar a melhorar as políticas públicas.
A classificação das políticas públicas tem embasamento no impacto nas sociedades. Segundo Theodore Lowi, essa classificação é composta por quatro tipos de políticas: regulatórias, distributivas, redistributivas e constitutivas.
Regulatórias: que tem como objetivo o cumprimento das leis e normas que faz cumprir os regulamentos em áreas como o mercado financeiro, ambiental, telecomunicações entre outras.
Distribuitivas: Visam distribuir recursos para grupos específicos da sociedade com o objetivo de igualar as oportunidades e assim garantir uma qualidade de vida melhor para estes grupos, exemplo o bolsa família.
Redistributivas: semelhante as distributivas, esta busca reduzir as desigualdades sociais e econômicas em áreas como a saúde públicas e educação com o principal objetivo de promover justiça de grupos historicamente marginalizados socialmente, exemplo – política de cotas entre outras.
Constitutivas: Também chamada de estruturada, buscam moldar a sociedade com normas e regras para orientar os diferentes autores sociais, tem como objetivo obter condições para criar outras políticas públicas e para o funcionamento adequado das instituições sociais.

Novo comentário