Problema público, atores, dimensões e classificação das políticas públicas

Resolução de Problemas Complexos no Setor Público - CLP - Centro de  Liderança Pública

PROBLEMA PÚBLICO, ATORES, DIMENSÕES E CLASSIFICAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS

O profissional do futuro e sua capacidade de resolver problemas complexos  em 7 passos - Inovadores & Inquietos

As políticas públicas são decisões tomadas pelos governos para solucionar problemas públicos. Esses problemas podem ser variados, desde questões sociais, econômicas, ambientais, até temas relacionados à saúde, educação, segurança pública, entre outros. Para a efetividade dessas políticas, é necessário compreender as dimensões e classificações que as envolvem, bem como a participação dos diferentes atores envolvidos.

A seguir, veremos que as dimensões das políticas públicas são compostas por três elementos: a dimensão processual (politics), a dimensão material (policy) e a dimensão institucional (polity), propostas por Bruno Frey. Cada dimensão possui sua particularidade e interdependência entre si. Além disso, falaremos que a classificação das políticas públicas, proposta por Theodor Lowi, divide-se em três categorias: políticas regulatórias, políticas distributivas e políticas redistributivas. Cada categoria possui características próprias e são direcionadas a solucionar problemas específicos.

É importante ressaltar que as políticas públicas são resultantes de um processo complexo, que envolve condicionantes políticas, sociais, econômicas, culturais, entre outras. Dessa forma, é necessário considerar todos os atores envolvidos, desde os governamentais até os não governamentais, e a participação da sociedade na construção e avaliação dessas políticas públicas.

PROBLEMA PÚBLICO

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A noção de problema público é central para a análise de políticas públicas. Segundo Sabatier (1999), um problema público é "uma condição que é considerada inaceitável por um ou mais indivíduos ou grupos, que invoca o apoio do governo para solucioná-la". Essa definição indica que os problemas públicos são definidos por diferentes atores sociais que pressionam o governo a agir. De acordo com Peters (2015), as políticas públicas são criadas para solucionar esses problemas.

Na abordagem estatista, o Estado é o ator central na criação e implementação de políticas públicas. Segundo Thoenig (2001), o Estado detém o monopólio para fazer políticas públicas, embora atores não governamentais possam participar do processo. Nessa perspectiva, o caráter público de uma política é definido pela personalidade jurídica de seus atores, que podem ser de direito público ou privado.

Por outro lado, a abordagem multicêntrica pressupõe que diferentes atores, como organizações privadas, organizações não governamentais e outros grupos da sociedade civil, podem ser protagonistas na implantação e implementação de políticas públicas (Fischer, 2003). Nessa perspectiva, existem variados tomadores de decisão e a criação de políticas públicas é um processo mais descentralizado.

Independentemente da abordagem, as políticas públicas são criadas para solucionar um problema público. Segundo Stone (1989), as políticas públicas são um conjunto de ações tomadas pelo Estado para atingir objetivos que são considerados necessários e desejáveis para o bem-estar da sociedade.

Autores como Robert Reich e David Osborne, em seu livro "O Setor Público em Tempos de Mudança", apontam para a importância da participação de organizações privadas e sem fins lucrativos na implementação de políticas públicas, argumentando que essas entidades possuem recursos e conhecimentos que podem ser aproveitados para alcançar resultados mais efetivos.

Essa abordagem também valoriza a participação da sociedade civil no processo de formulação e implementação das políticas públicas, buscando uma maior transparência e accountability por parte do Estado.

Independentemente da abordagem adotada, é importante destacar que o problema público é o ponto de partida para a formulação de políticas públicas. É a partir dele que são definidos os objetivos e metas a serem alcançados, bem como as estratégias e recursos necessários para a implementação dessas políticas.

ATORES

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Atores são considerados peças fundamentais no processo de formulação, implementação e avaliação de políticas públicas. Segundo o autor Sabatier (1999), atores são "pessoas, grupos ou organizações que têm interesse, capacidade e/ou autoridade para influenciar, criar ou implementar políticas". Ou seja, os atores podem ser tanto governamentais quanto não governamentais, sendo essenciais para o sucesso de uma política pública.

Os atores não governamentais são compostos por organizações da sociedade civil, grupos de pressão, organizações não governamentais (ONGs), organizações empresariais, dentre outros. Esses atores possuem uma importante função de representação e defesa de interesses específicos da sociedade, que muitas vezes não são levados em consideração pelo Estado. De acordo com Bresser-Pereira (1998), esses atores podem ser vistos como uma contrapartida ao poder do Estado, exercendo uma função de controle social.

Por outro lado, os atores governamentais são aqueles que têm responsabilidade institucional dentro do Estado, podendo ser políticos, gestores públicos, servidores públicos, dentre outros. Esses atores são responsáveis por desenvolver, implementar e avaliar políticas públicas. Segundo Thoenig (1995), esses atores possuem um importante papel na tomada de decisão, na medida em que têm a capacidade de conduzir processos políticos e administrativos.

Portanto, compreender os diferentes atores envolvidos em uma política pública é fundamental para entender as complexidades e desafios presentes nesse processo. Além disso, é importante destacar que a participação e engajamento dos atores não governamentais podem contribuir para a efetividade das políticas públicas, garantindo uma maior legitimidade e representatividade.

AS TRÊS DIMENSÕES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS

Políticas Públicas - Sobre

O autor Bruno Frey, em sua obra "Not Just for the Money: An Economic Theory of Personal Motivation", apresenta uma abordagem interessante para analisar a política: a partir de três dimensões interligadas - Politics, Policy e Polity. Essas dimensões se relacionam e se influenciam, e é a partir dessa relação que é possível entender a política de forma mais completa.

A primeira dimensão, Politics, é a dimensão processual da política. Ela se refere aos processos de tomada de decisão política e a maneira como essas decisões são feitas. Nessa dimensão, estão incluídos os atores políticos, suas estratégias e táticas, a opinião pública, o sistema eleitoral e as regras que governam a forma como a política é feita. Essa dimensão é importante porque influencia diretamente as políticas que são implementadas, já que as decisões tomadas nesse processo afetam diretamente a dimensão material da política.

A dimensão material da política é a Policy. Ela se refere às políticas em si e às suas consequências materiais. É nessa dimensão que são definidas as prioridades políticas, as metas e objetivos a serem alcançados, bem como as estratégias para alcançá-las. As políticas públicas, programas de governo e projetos de lei são exemplos do que se encaixa nessa dimensão. É importante notar que a dimensão material da política não se limita apenas aos resultados materiais, como o orçamento público ou a criação de leis, mas também abrange os efeitos sociais e culturais das políticas implementadas.

A terceira dimensão da política, Polity, se refere às instituições políticas que sustentam o processo político e a implementação das políticas públicas. Ela inclui as leis, regras e normas que definem as estruturas políticas, os poderes e responsabilidades dos governantes, as relações entre governo e sociedade, entre outras coisas. A dimensão institucional é importante porque influencia tanto a dimensão processual quanto a dimensão material da política, uma vez que as instituições estabelecem as regras do jogo e o contexto em que as políticas são implementadas.

As três dimensões estão interligadas e se influenciam mutuamente. Por exemplo, mudanças na dimensão processual podem afetar a dimensão material, como a escolha de um novo presidente ou partido político pode levar a mudanças nas políticas públicas implementadas. Da mesma forma, mudanças na dimensão material podem afetar a dimensão institucional, como a criação de uma nova política pública que requer a criação de novas instituições para implementá-la.

Em resumo, a abordagem de Bruno Frey para analisar a política a partir das dimensões Politics, Policy e Polity oferece uma maneira mais completa de entender como as políticas são criadas, implementadas e afetam a sociedade. Ao levar em consideração tanto a dimensão processual quanto a material e institucional, é possível ter uma visão mais holística da política e avaliar os impactos das políticas públicas de forma mais abrangente.

CLASSIFICAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE THEODORE LOWI

Representação dos tipos de política pública | Download Scientific Diagram

Theodore Lowi propôs uma classificação das políticas públicas baseada em seus impactos na sociedade. Essa classificação é composta por quatro tipos de políticas: regulatórias, distributivas, redistributivas e constitutivas.

As políticas regulatórias são aquelas que buscam regular e controlar determinadas atividades ou comportamentos na sociedade. Essas políticas geralmente são aplicadas em áreas como saúde, meio ambiente, segurança pública, entre outras. O objetivo dessas políticas é proteger o bem-estar da sociedade e garantir o cumprimento de leis e normas estabelecidas.

Alguns exemplos de políticas regulatórias são:

Regulamentação do mercado financeiro: criação de normas e regras para o funcionamento do sistema financeiro, com o objetivo de garantir a segurança e a transparência das operações financeiras.

Regulamentação da indústria farmacêutica: estabelecimento de regras para a produção, distribuição e comercialização de medicamentos, a fim de garantir a qualidade e a segurança dos produtos.

Regulamentação ambiental: estabelecimento de normas e regras para o uso e a exploração dos recursos naturais, visando à preservação do meio ambiente e à prevenção de danos ambientais.

Regulamentação da telecomunicação: estabelecimento de regras para o funcionamento dos serviços de comunicação, com o objetivo de garantir a qualidade e a segurança dos serviços oferecidos aos usuários.

Regulamentação da segurança alimentar: criação de normas e regras para a produção, distribuição e comercialização de alimentos, com o objetivo de garantir a segurança e a qualidade dos produtos oferecidos aos consumidores.

As políticas distributivas, por sua vez, são aquelas que visam distribuir benefícios ou recursos para determinados grupos ou indivíduos da sociedade. Essas políticas podem ser aplicadas em diversas áreas, como educação, cultura, esporte, entre outras. O objetivo dessas políticas é promover a igualdade de oportunidades e melhorar a qualidade de vida de determinados segmentos da população.

Alguns exemplos de políticas distributivas incluem:

Bolsa Família: programa de transferência de renda direcionado a famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, visando garantir a elas um mínimo de condições de vida digna.

Crédito educativo: políticas que oferecem empréstimos com juros mais baixos para estudantes universitários, visando tornar o acesso à educação superior mais acessível para pessoas de baixa renda.

Subsídios agrícolas: políticas que fornecem subsídios financeiros ou outros incentivos para agricultores, visando apoiar a produção agrícola e garantir a segurança alimentar da população.

Isenções fiscais: políticas que oferecem isenções ou reduções de impostos para determinados setores ou empresas, visando estimular o crescimento econômico ou proteger setores específicos.

Políticas de habitação social: programas que oferecem moradia subsidiada ou de baixo custo para famílias de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade, visando garantir o acesso a uma moradia digna.

As políticas redistributivas são aquelas que têm como objetivo redistribuir recursos ou renda na sociedade, visando a redução das desigualdades sociais e econômicas. Essas políticas geralmente são aplicadas em áreas como assistência social, saúde pública, educação, entre outras. O objetivo dessas políticas é promover a justiça social e a inclusão de grupos historicamente marginalizados na sociedade.

As políticas redistributivas buscam redistribuir recursos de uma parcela da sociedade para outra, geralmente com o objetivo de reduzir desigualdades econômicas ou sociais. Alguns exemplos de políticas redistributivas incluem:

Impostos progressivos: impostos que aumentam de acordo com a renda ou a riqueza do contribuinte, de forma que aqueles com mais recursos financeiros contribuam com uma porcentagem maior da arrecadação de impostos.

Programas de assistência social: programas que fornecem benefícios ou serviços para pessoas de baixa renda, como Bolsa Família, seguro-desemprego, benefício de prestação continuada (BPC) e programas de alimentação.

Políticas de redistribuição de terras: políticas que buscam redistribuir a posse da terra para grupos historicamente excluídos, como reforma agrária.

Políticas de cotas: políticas que estabelecem quotas para grupos historicamente excluídos de determinadas áreas, como quotas raciais em universidades ou no mercado de trabalho.

Políticas de salário mínimo: políticas que estabelecem um salário mínimo que deve ser pago pelos empregadores, de forma a garantir um patamar mínimo de remuneração para os trabalhadores.

Políticas de redistribuição de renda: políticas que buscam redistribuir a renda entre a população, geralmente por meio de transferências diretas de recursos financeiros, como programas de renda mínima.

As políticas constitutivas, também conhecidas como políticas estruturadoras, são aquelas que buscam moldar a sociedade de forma mais ampla, por meio da criação de instituições, normas e regras que orientam as relações entre os diferentes atores sociais. Essas políticas são caracterizadas pela sua abrangência e pelo seu caráter mais duradouro, uma vez que visam alterar as bases institucionais da sociedade. Elas têm como objetivo principal criar condições para o desenvolvimento de outras políticas e para o funcionamento adequado das instituições sociais.

Entre os exemplos de políticas constitutivas estão a criação de constituições, a implementação de reformas políticas e a criação de novas instituições públicas. Essas políticas também podem estar relacionadas à construção de infraestrutura, como estradas, pontes e sistemas de comunicação e transporte, que são fundamentais para o desenvolvimento social e econômico de uma região ou país.

É importante destacar que essas categorias não são mutuamente exclusivas e as políticas públicas podem apresentar características de mais de uma dessas categorias. Além disso, a classificação de Lowi é uma das diversas propostas existentes para categorizar as políticas públicas e outras abordagens podem ser utilizadas para analisar a atuação do Estado na sociedade.

Referências Bibliográficas

FREY, Bruno S. Not Just for the Money: An Economic Theory of Personal Motivation. Cheltenham, UK: Edward Elgar Publishing, 1997.

FREY, Bruno S. Happiness: A Revolution in Economics. Cambridge, MA: MIT Press, 2008.

FREY, Bruno S. Inspiring Economics: Human Motivation in Political Economy. Northampton, MA: Edward Elgar Publishing, 2001.

LOWI, Theodore J. American business, public policy, case studies, and political theory. World Politics, v. 16, n. 4, p. 677-715, 1964. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/2009553. Acesso em: 26 abr. 2023.

LOWI, Theodore J.; GINSBERG, Benjamin. American government: freedom and power. New York: W. W. Norton & Company, 2006.

REICH, R.; OSBORNE, D. O Setor Público em Tempos de Mudança. São Paulo: Nobel, 1998.

SOUZA, C. Políticas Públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, Porto Alegre, v. 8, n. 16, p. 20-45, jan./jun. 2006.

 

Fórum de Discussão

Car@ cursista,

Informamos que a avaliação desta disciplina será realizada através da participação ativa no fórum de discussão. Para isso, é importante que vocês respondam à pergunta proposta ou a qualquer um dos assuntos tratados na aula e também comentem as respostas dos colegas.

Lembrem-se de que a participação é fundamental para o processo de aprendizagem e para enriquecermos nossas reflexões e debates sobre o assunto abordado na disciplina. Portanto, encorajo todos vocês a participarem ativamente do fórum, trazendo suas perspectivas e opiniões sobre o tema.

Além disso, salientamos que a participação no fórum também pode contribuir para a nota de participação, que é uma das formas de avaliação utilizadas nesta disciplina. Dessa forma, é importante que todos se empenhem em participar e contribuir para a construção do conhecimento coletivo.

Lembramos também que o fórum é um espaço de diálogo e respeito mútuo, por isso, é fundamental que todos se expressem com civilidade e cordialidade, evitando qualquer tipo de ofensa ou desrespeito aos colegas.

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Optamos por esse tipo de procedimento/controle, porque ficará mais fácil tanto para @ cursista quanto para a equipe pedagógica acompanhar a entrega das avaliações.

Desejamos boa sorte na avaliação!

 

Pergunta de Partida:

Olá a todos! Hoje vamos abordar o tema das políticas públicas, focando nos elementos essenciais para compreender sua natureza e funcionamento. Minha pergunta para iniciar nossa discussão é a seguinte:

Quais são os principais elementos que compõem uma política pública, como problema público, atores envolvidos, dimensões abordadas e como as políticas públicas podem ser classificadas?

Vamos explorar juntos esses aspectos e compartilhar nossas perspectivas e conhecimentos. Aguardo suas contribuições para enriquecer nossa conversa!

 

Tópico: Problema público, atores, dimensões e classificação das políticas públicas

Quais são os principais elementos que compõem uma política pública, como problema público, atores envolvidos, dimensões abordadas e como as políticas públicas podem ser classificadas?

As políticas públicas estão cercadas de condicionantes políticos, sociais, econômicos, culturais, etc. Normalmente são uma resposta à um problema público e para tanto conta precisa contar com o apoio do governo para ser implementada. Os atores envolvidos podem ser governamentais ou não governamentais. Entre os não governamentais estão as pessoas, os grupos ou organizações não governamentais. Elas podem possuir dimensões processuais, materiais ou institucionais e podem ser classificadas em regulatórias, distributivas ou redistributivas.

Problema público, atores, dimensões e classificação das políticas públicas

Os principais elementos que compõe uma política pública são:
Problema público: Segundo Sabatier (1999), um problema público é "uma condição que é considerada inaceitável por um ou mais indivíduos ou grupos, que invoca o apoio do governo para solucioná-la”.

Atores envolvidos: Governo e órgãos públicos, Sociedade, Empresas e Setor Privado, dentre outros.

Dimensões abordadas: Politics-Dimensão processual da política (Processos de tomada de decisão); Policy - Dimensão material da política (Onde são definidas as prioridades políticas, as metas e objetivos a serem alcançados e estratégias para alcança-los); e Polity (Se refere às instituições políticas que sustentam o processo político e a implementação das políticas públicas).

Quanto à classificação, as políticas públicas podem ser classificadas em:
Políticas Regulatórias (Monitoração de atividades, controle;
Politicas Distributivas (Subsidios, Auxílio/assistência);
Politicas de Segurança (Manutenção da paz, Estabilidade/ordem); e
Políticas Redistributivas (Reestruturação, Economia e Bem estar).


Quais são os principais elementos que compõem uma política pública, como problema público, atores envolvidos, dimensões abordadas e como as políticas públicas podem ser classificadas?

Uma política pública é composta por diversos elementos, que podem variar dependendo do contexto e da natureza do problema a ser abordado. No entanto, os principais elementos que geralmente estão presentes em uma política pública são os seguintes: Problema público, Objetivos, Atores envolvidos, Instrumentos de políticas, Recursos e Dimensões abordadas.
Portanto, as políticas públicas podem ser classificadas de diferentes maneiras, levando em consideração diferentes critérios. Alguns dos principais tipos de classificação incluem: Âmbito de atuação, Abordagem, Natureza da intervenção e Fases do ciclo de políticas. Essas classificações ajudam a compreender a diversidade das políticas públicas e a analisar suas características e impactos. No entanto, é importante reconhecer que as políticas públicas são geralmente complexas e interconectadas, o que significa que podem combinar diferentes tipos de classificação e abordagens.

Quais são os principais elementos que compõem uma política pública, como problema público, atores envolvidos, dimensões abordadas e como as políticas públicas podem ser classificadas?

Os elementos que compõem a política pública são: Problema Público que são definidos por diferentes atores sociais que pressionam o governo a agir; Atores, que são pessoas, grupos ou organizações que têm interesse, capacidade e/ou autoridade para influenciar, criar ou implementar políticas e as dimensões das políticas públicas que se relacionam e se influenciam, e é a partir dessa relação que é possível entender a política de forma mais completa.
As dimensões mencionadas são compostas por três elementos: a dimensão processual, a dimensão material e a dimensão institucional.
A classificação das políticas públicas, proposta por Theodor Lowi, divide-se em três categorias: Políticas Regulatórias aquelas que buscam regular e controlar determinadas atividades ou comportamentos na sociedade; Políticas Distributivas visam distribuir benefícios ou recursos para determinados grupos ou indivíduos da sociedade; e Políticas Redistributivas buscam redistribuir recursos de uma parcela da sociedade para outra.

Problema público, atores, dimensões e classificação das políticas públicas

Alisando as questões postas em aulas, depreendemos que os principais elementos que compõem uma política pública são o problema público, os atores envolvidos e as dimensões abordadas. O problema seria o ponto de partida, o fato gerador da necessidade de intervenção por meio de uma política. Segundo conceito abordado, “um problema público é ‘uma condição que é considerada inaceitável por um ou mais indivíduos ou grupos, que invoca o apoio do governo para solucioná-la’”. Ou seja, para que haja intervenção é necessário que uma questão gere esse nível de indignação social. Todavia, esse conceito é limitado quanto à caracterização do agente, considerar que apenas o Governo, o Estado, tenha interesse, competência, para o desenvolvimento de uma política pública, é desconsiderar todo um trabalho por engajamento, e construção de uma sociedade participativa, no qual agentes civis, empresas, instituições, possam ser figuras ativas na resolução de problemas sociais. Nesse sentido, seja na criação, implantação ou no acompanhamento de políticas públicas, figuram hoje como agentes não apenas entidades estatais, mas também “(...)organizações da sociedade civil, grupos de pressão, organizações não governamentais (ONGs), organizações empresariais, dentre outros”. De certo, não podemos enfraquecer o papel dos agentes estatais como principais agentes resolutivos, mas devemos considerar que não podem ser os únicos a assumirem essa bandeira.

Quanto às dimensões que essa política pública pode alcançar, temos: “a dimensão processual (politics), a dimensão material (policy) e a dimensão institucional (polity), propostas por Bruno Frey. Cada dimensão possui sua particularidade e interdependência entre si." Além disso, existe ainda a divisão de Theodor Lowi, "em três categorias: políticas regulatórias, políticas distributivas e políticas redistributivas. Cada categoria possui características próprias e são direcionadas a solucionar problemas específicos."

Problema público, atores, dimensões e classificação das políticas públicas

Os principais elementos que compõem a Política Pública são: o Problema público, que podemos entender como uma demanda social que exige do governo uma resposta que vise a solução. Segundo Sabatier (1999), o problema público é "uma condição que é considerada inaceitável por um ou mais indivíduos ou grupos, que invoca o apoio do governo para solucioná-la". Outro elemento da Política pública, de acordo com o estudado em aula, são os atores, que podem ser entendidos como peças fundamentais no processo de formulação, implementação e avaliação de políticas públicas. Podendo ser divididos em atores governamentais e atores não governamentais.
Já as dimensões abordadas na Política pública, conforme demonstrado na aula, são classificadas em: Dimensão, Politics, é a dimensão processual da política. Ela se refere aos processos de tomada de decisão política e a maneira como essas decisões são feitas; A dimensão material da política é a Policy. Ela se refere às políticas em si e às suas consequências materiais; e a terceira dimensão da política, Polity, se refere às instituições políticas que sustentam o processo político e a implementação das políticas públicas. Ela inclui as leis, regras e normas que definem as estruturas políticas, os poderes e responsabilidades dos governantes, as relações entre governo e sociedade, entre outras coisas.
Quanto à classificação das Políticas Públicas estas dividem-se em, políticas regulatórias, são aquelas que buscam regular e controlar determinadas atividades ou comportamentos na sociedade; políticas distributivas, são aquelas que visam distribuir benefícios ou recursos para determinados grupos ou indivíduos da sociedade; as políticas redistributivas são aquelas que têm como objetivo redistribuir recursos ou renda na sociedade, visando a redução das desigualdades sociais e econômicas; e as As políticas constitutivas, também conhecidas como políticas estruturadoras, são aquelas que buscam moldar a sociedade de forma mais ampla, por meio da criação de instituições, normas e regras que orientam as relações entre os diferentes atores sociais.

Problema público, atores, dimensões e classificações das Políticas Públicas

Os principais elementos que compõem uma política pública são problema público, atores envolvidos e dimensões abordadas. Problema público é uma condição considerada inaceitável por um ou mais indivíduos ou grupos (diferentes atores sociais), que invoca o apoio do governo para solucioná-la. Atores envolvidos são pessoas, grupos ou organizações que possuem interesse, capacidade e/ou autoridade para influenciar, criar ou implementar políticas, governamentais ou não governamentais, sendo essenciais para o sucesso de uma política pública. As três dimensões abordadas das politicas públicas estão interligadas e se influenciam mutuamente. São elas: (i) politics - se refere aos processos de tomada de decisão política e a maneira como essas decisões são feitas (incluídos os atores políticos, suas estratégias e táticas, a opinião pública, o sistema eleitoral e as regras que governam a forma como a política é feita); (ii) policy – é a dimensão material onde são definidas as prioridades políticas, as metas e objetivos a serem alcançados, bem como as estratégias para alcançá-las (políticas públicas, programas de governo e projetos de lei); e (iii) polity - se refere às instituições políticas que sustentam o processo político e a implementação das políticas públicas (inclui as leis, regras e normas que definem as estruturas políticas, os poderes e responsabilidades dos governantes, as relações entre governo e sociedade, entre outras coisas). As políticas públicas são classificadas como: (i) regulatórias - buscam regular e controlar determinadas atividades ou comportamentos na sociedade, no intuito de proteger o bem-estar da sociedade relacionado à saúde, ao meio ambiente, à segurança pública, entre outras de garantir o cumprimento de leis e normas estabelecidas; (ii) distributivas - visam distribuir benefícios ou recursos para determinados grupos ou indivíduos da sociedade em diversas áreas (educação, cultura, esporte etc.), com a finalidade de promover a igualdade de oportunidades e melhorar a qualidade de vida de determinados segmentos da população; (iii) redistributivas - redistribuem recursos ou renda na sociedade, visando a redução das desigualdades sociais e econômicas, geralmente aplicadas em áreas como assistência social, saúde pública, educação, entre outras, com o objetivo de promover a justiça social e a inclusão de grupos historicamente marginalizados na sociedade; e (iv) constitutivas ou estruturadoras - são aquelas que buscam moldar a sociedade de forma mais ampla, por meio da criação de instituições, normas e regras que orientam as relações entre os diferentes atores sociais, com o objetivo principal de criar condições para o desenvolvimento de outras políticas e para o funcionamento adequado das instituições sociais.

Problema Público, atores, dimensões e classificação das políticas públicas

As políticas públicas são decisões tomadas pelos governos para solucionar problemas públicos, que envolvem questões sociais, econômicas, ambientais, até temas relacionados à saúde, educação, segurança pública,

Segundo Bruno Frey, as dimensões das políticas públicas são compostas por três elementos: a dimensão processual (politics), a dimensão material (policy) e a dimensão institucional (polity). Cada dimensão possui sua particularidade e interdependência entre si. Em resumo, a abordagem de Bruno Frey para analisar a política a partir das dimensões Politics, Policy e Polity oferece uma maneira mais completa de entender como as políticas são criadas, implementadas e afetam a sociedade. Ao levar em consideração tanto a dimensão processual quanto a material e institucional, é possível ter uma visão mais holística da política e avaliar os impactos das políticas públicas de forma mais abrangente.

Theodore Lowi propôs uma classificação das políticas públicas baseada em seus impactos na sociedade, composta por quatro tipos de políticas: regulatórias (monitoramento, controle), distributivas (subsídios, auxílio/assistência), redistributivas (reestruturação, economia, bem estar) e constitutivas (manutenção da paz, estabilidade). Cada categoria possui características próprias e são direcionadas a solucionar problemas específicos. É importante destacar que essas categorias não são mutuamente exclusivas e as políticas públicas podem apresentar características de mais de uma.

Segundo o autor Sabatier (1999), atores são "pessoas, grupos ou organizações que têm interesse, capacidade e/ou autoridade para influenciar, criar ou implementar políticas". Ou seja, os atores podem ser tanto governamentais quanto não governamentais, sendo essenciais para o sucesso de uma política pública.

Os atores não governamentais são compostos por organizações da sociedade civil, grupos de pressão, organizações não governamentais (ONGs), organizações empresariais, dentre outros. Esses atores possuem uma importante função de representação e defesa de interesses específicos da sociedade, que muitas vezes não são levados em consideração pelo Estado. De acordo com Bresser-Pereira (1998), esses atores podem ser vistos como uma contrapartida ao poder do Estado, exercendo uma função de controle social.

Os atores governamentais são aqueles que têm responsabilidade institucional dentro do Estado, podendo ser políticos, gestores públicos, servidores públicos, dentre outros. Esses atores são responsáveis por desenvolver, implementar e avaliar políticas públicas. Segundo Thoenig (1995), esses atores possuem um importante papel na tomada de decisão, na medida em que têm a capacidade de conduzir processos políticos e administrativos.



Problema público, atores, dimensões e classificação das políticas públicas

O estudo das políticas públicas é fundamental para a criação de uma governança eficaz, responsável e adaptativa. Ele envolve a identificação de problemas públicos, a análise de atores governamentais e não governamentais, e a consideração das dimensões processual, material e institucional das políticas.
A dimensão processual (politics) abrange a definição da agenda pública e governamental, a formulação de alternativas e a tomada de decisões baseadas em eficácia, eficiência e impacto social. A dimensão material (policy) trata da implementação das políticas, coordenando esforços e recursos, e do monitoramento e avaliação contínuos para garantir que as ações estejam alinhadas com os objetivos. A dimensão institucional (polity) envolve a estrutura institucional necessária para a execução das políticas, incluindo a definição de normas, regras e mecanismos de governança, além de assegurar a participação cidadã e a transparência.
As políticas públicas podem ser classificadas por área de atuação (econômica, social, ambiental), nível de governo (federal, estadual, municipal), natureza das intervenções (regulatórias, distributivas, redistributivas, constitutivas) e temporalidade (curto, médio, longo prazo). Investir na educação e pesquisa em políticas públicas é essencial para formar profissionais capazes de lidar com desafios complexos e desenvolver políticas que promovam o bem-estar social, a justiça e o desenvolvimento sustentável, contribuindo para a construção de sociedades mais equitativas e resilientes.

Problema público, atores, dimensões e classificação das políticas públicas

Em termos gerais, problema é tudo aquilo traz transtornos e que requer atenção na bisca de sua remoção ou mitigação. Um problema se torna um problema público ele é reconhecido com relevante para a sociedade ou uma parte dela. Ou seja, um problema se torna público quando incomoda uma parcela significativa ou influente da sociedade.
Por outro lado, um problema público será objeto de política pública quando passar a fazer parte da agenda, por pressão de algum segmento social, formada com a participação direta ou indireta de diversos atores: políticos, gestores públicos, especialista, impressão etc. Isto ignifica que a agenda pública contemplará determinados problemas e não contemplará outros, dependendo da correlação de forças dos atores interessados.
De acordo com o texto adotado para aula, traz como referência o autor Bruno Frey que na obra Políticas Públicas: um debate conceitual e reflexões referentes a prática de políticas públicas no Brasil. Planejamento e políticas públicas (Frey, 2000, classifica as políticas públicas em três dimensões:
Dimensão Institucional ou espacial (polity), referente ao arranjo institucional, envolvendo as instituições políticas, às disposições jurídicas, à estrutura institucional do sistema administrativo, composto de regras e variáveis a serem consideradas. Em outras palavras, é onde as políticas acontecem.
Dimensão processual (politics) relacionada aos processos políticos, à correlação de forças dos atores envolvidos que desempenham papéis na arena política, com as relações conflituosas que podem ocorrer entre os diversos atores políticos, partidos e gestores públicos.
Dimensão material (policy) ou conteúdo das políticas; são os programas políticos ou planos de governo, projetos, leis, normas etc.
Theodore Lowi (1972) propôs classificar as políticas públicas em quatro tipos, tendo por base suas consequências na sociedade: regulatórias, distributivas, redistributivas e constitutivas.
As Políticas Regulatórias dizem mais respeito ao aspecto formal, são as leis, normas e regras que disciplinam determinada área ou atividade social, econômica, ambiental, saúde etc.
As Políticas Distributivas visam beneficiar uma parcela da população e não a sociedade como um todo, sem considerar a limitação dos recursos públicos. São exemplos deste tipo de política a bolsa Família, crédito educativo a gratuidade para certos usuários do transporte público, incentivos fiscais etc.
As Políticas Redistributivas têm como objetivo conceder bens ou serviços para determina parcela da sociedade, por maio de recursos que são retirados de outros grupos. Visam, portanto, redistribuir recursos para redução das desigualdades. Exemplos deste tipo de política pode-se a Reforma Agrária, bem como os sistemas Previdenciário, Trabalhista e Tributário.
A Políticas Constitutivas, por sua vez, ditam as normas e procedimentos que guiam a o processo de formulação e implementação das políticas públicas.

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