Integridade no Setor Público
A integridade é fundamental para garantir a eficiência, a transparência e a confiança no setor público, pois está relacionada ao “agir corretamente” por parte dos agentes públicos. Envolve a prestação de serviços de qualidade (busca pela excelência), a transparência (divulgação clara e acessível das informações públicas), a ética (respaldada em princípios éticos que guiam a tomada de decisões e o comportamento dos servidores públicos: responsabilidade, honestidade, moralidade e imparcialidade), o cumprimento de normas e regulamentos e a confiança pública (devido ao uso eficiente dos recursos públicos). Os principais desafios à integridade no setor público são a corrupção e desvios de conduta, os conflitos de interesse e a falta de transparência. Como suporte legislativo e normativo à integridade no setor público brasileiro, temos a Lei de Acesso à Informação, o Código de Ética do Servidor Público, a Lei Anticorrupção e o Portal da Transparência. Existem boas práticas de integridade para serem promovidas e implantadas nas organizações públicas, tais como: liderança institucional exemplar (do topo para a base), treinamento e capacitação dos servidores públicos, canais de denúncia, monitoramento e controle de riscos.