Indicadores de desempenho no ciclo de políticas públicas

 

Renor Ribeiro, Ph.D

Como citar esse artigo: 

RIBEIRO, Renor Antonio Antunes. Indicadores de Desempenho no Ciclo de Políticas Públicas. Cegesp (2023).

 

INDICADORES DE DESEMPENHO NO CICLO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

INTRODUÇÃO

O processo de formulação e implementação de políticas públicas envolve diversas fases, cada uma com suas particularidades e desafios. Para garantir o sucesso das políticas públicas, é fundamental que sejam definidos indicadores que possam medir a efetividade das ações em cada fase do ciclo. Os indicadores permitem medir o desempenho das políticas, avaliar os resultados alcançados e identificar pontos de melhoria. Na fase de formulação, os indicadores podem auxiliar na definição de objetivos claros e mensuráveis, além de ajudar na identificação dos problemas a serem solucionados. Já na fase de implementação, os indicadores podem ser utilizados para monitorar o progresso das ações e identificar possíveis desvios em relação aos objetivos estabelecidos. Por fim, na fase de avaliação, os indicadores são fundamentais para medir o impacto das políticas públicas e avaliar se os objetivos foram alcançados. Nesse sentido, este capítulo visa apresentar uma visão abrangente dos principais indicadores utilizados em cada fase do ciclo de políticas públicas.

1 ciclo das políticas públicas - YouTube

A IMPORTÂNCIA DOS INDICADORES DE DESEMPENHO NO CICLO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Peter Blau e Marshall Meyer, em "Bureaucracy in Modern Society" (1971), defendem que os indicadores de desempenho são úteis para a avaliação da efetividade das burocracias governamentais. Eles argumentam que esses indicadores podem ajudar a identificar os pontos fortes e fracos da organização, bem como a identificar áreas onde melhorias são necessárias. Já Christopher Hood, em "The Art of the State: Culture, Rhetoric and Public Management" (1998), destaca que a gestão pública baseada em indicadores de desempenho tem se tornado cada vez mais comum, mas também apresenta desafios, como a escolha de indicadores adequados e a possibilidade de distorções.

Mark Considine, em "Performance Measurement in the Public Sector" (2005), explora a teoria e a prática do uso de indicadores de desempenho em políticas públicas, destacando a importância de estabelecer objetivos claros e de selecionar os indicadores mais adequados para medir o progresso em direção a esses objetivos. Harry Hatry, em "Performance Measurement: Getting Results" (1999), oferece um guia prático para o desenvolvimento e implementação de sistemas de indicadores de desempenho em organizações governamentais, fornecendo exemplos e orientações para a coleta e análise de dados.

Por fim, Donald Moynihan, em "The Dynamics of Performance Management: Constructing Information and Reform" (2008), analisa a evolução do uso de indicadores de desempenho na gestão pública e suas implicações para a reforma das políticas públicas. Ele destaca que os indicadores de desempenho têm sido cada vez mais utilizados para promover a prestação de contas e a transparência na gestão pública, mas ressalta que é necessário considerar as limitações dos indicadores e o contexto em que eles são utilizados.

Além disso, os indicadores de desempenho são importantes no ciclo de políticas públicas por várias razões:

Monitoramento e avaliação: Os indicadores permitem que os gestores monitorem e avaliem o desempenho das políticas públicas em cada fase do ciclo, o que ajuda a identificar problemas e oportunidades de melhoria.

Transparência e prestação de contas: Os indicadores fornecem informações claras e objetivas sobre o desempenho das políticas públicas, o que ajuda a aumentar a transparência e a prestação de contas dos gestores públicos.

Orientação para resultados: Os indicadores orientam a gestão pública para resultados, já que fornecem informações sobre se as políticas públicas estão alcançando os objetivos estabelecidos.

Aperfeiçoamento das políticas públicas: Os indicadores ajudam a identificar as melhores práticas e aperfeiçoar as políticas públicas, já que permitem a comparação de desempenho entre diferentes políticas e entre diferentes governos.

Portanto, os indicadores de desempenho permitem uma análise sistemática e objetiva dos resultados alcançados em cada fase do ciclo de políticas públicas, fornecendo informações valiosas para a tomada de decisão e aprimoramento das políticas. Essa análise também pode ser usada para prestar contas à sociedade sobre o uso dos recursos públicos e os resultados obtidos. Além disso, a definição de indicadores claros e bem definidos pode ajudar a promover uma cultura de transparência e accountability no setor público, fortalecendo a confiança dos cidadãos nas instituições governamentais. Em suma, os indicadores de desempenho são uma ferramenta crucial para aprimorar a gestão e avaliação das políticas públicas, bem como para promover a efetividade e transparência no setor público.

FASE DE FORMULAÇÃO

Elaboração e Gestão de projetos Sociais – UNIAPAE-SP

Na fase de formulação, os indicadores mais indicados são aqueles que avaliam a necessidade da política pública, a sua viabilidade e a sua sustentabilidade. Dentre os indicadores utilizados nessa fase, podemos citar a análise de custo-benefício, a análise de impacto regulatório e a análise de sensibilidade.

A análise de custo-benefício permite avaliar os custos e os benefícios da política pública, comparando o valor presente dos benefícios esperados com o custo da implementação e manutenção da política. Já a análise de impacto regulatório é utilizada para avaliar os efeitos da política pública sobre a economia, a sociedade e o meio ambiente. Por fim, a análise de sensibilidade é importante para avaliar a robustez da política pública em diferentes cenários e condições.

Na fase de formulação de políticas públicas, os indicadores devem ser usados para ajudar a identificar o problema a ser abordado e para avaliar as alternativas de políticas disponíveis. Alguns exemplos de indicadores que podem ser usados nessa fase incluem:

Indicadores de necessidades e demandas: Esses indicadores podem ajudar a identificar as necessidades e demandas da população, como as condições socioeconômicas, a taxa de desemprego, a distribuição de renda, entre outros.

Indicadores de viabilidade: Esses indicadores podem ajudar a avaliar a viabilidade das políticas alternativas, como o custo e o tempo necessário para implementar a política, a capacidade institucional, a disponibilidade de recursos financeiros e humanos, entre outros.

Indicadores de efetividade: Esses indicadores podem ajudar a avaliar a efetividade da política proposta, medindo o impacto esperado da política sobre os indicadores relevantes, como a redução da pobreza, a melhoria da saúde ou da educação, entre outros.

Indicadores de eficiência: Esses indicadores podem ajudar a avaliar a eficiência da política, medindo o custo-benefício ou a relação custo-efetividade da política proposta.

Indicadores de equidade: Esses indicadores podem ajudar a avaliar se a política proposta leva em conta as desigualdades existentes na sociedade, como a distribuição de renda, a discriminação racial ou de gênero, entre outros.

FASE DE IMPLEMENTAÇÃO

Implementação – Baobá

Na fase de implementação, os indicadores mais indicados são aqueles que avaliam o desempenho e o progresso das ações em relação aos objetivos estabelecidos. Dentre os indicadores utilizados nessa fase, podemos citar o monitoramento e a avaliação da implementação, o índice de desempenho e o custo de implementação.

O monitoramento e a avaliação da implementação permitem verificar se as ações estão sendo executadas de acordo com o planejado e se estão gerando os resultados esperados. Já o índice de desempenho é utilizado para avaliar o desempenho da política pública em relação aos objetivos estabelecidos. Por fim, o custo de implementação permite avaliar se os recursos estão sendo utilizados de forma eficiente e se a política pública está sendo implementada de forma sustentável.

Na fase de implementação de políticas públicas, os indicadores devem ser escolhidos de modo a avaliar a eficácia do plano de ação e o desempenho das instituições responsáveis pela implementação. Alguns exemplos de indicadores que podem ser utilizados nessa fase incluem:

Indicadores de execução orçamentária: esses indicadores permitem avaliar se os recursos financeiros previstos para a implementação da política estão sendo efetivamente utilizados e se a execução está ocorrendo conforme o planejado.

Indicadores de prazos: esses indicadores avaliam se as metas estabelecidas para a implementação da política estão sendo cumpridas dentro do prazo previsto, permitindo a identificação de eventuais atrasos e a adoção de medidas corretivas.

Indicadores de qualidade: esses indicadores avaliam a qualidade dos serviços prestados na implementação da política, permitindo identificar eventuais falhas na execução e a adoção de medidas para corrigi-las.

Indicadores de participação: esses indicadores avaliam o nível de participação e engajamento dos diversos atores envolvidos na implementação da política, como servidores públicos, organizações da sociedade civil e cidadãos em geral. Eles podem ser utilizados para avaliar se a implementação está ocorrendo de forma participativa e se os diversos interesses estão sendo considerados.

Indicadores de monitoramento e avaliação: esses indicadores avaliam a efetividade da política em alcançar seus objetivos e metas, permitindo a identificação de ajustes necessários e a melhoria contínua da implementação.

FASE DE AVALIAÇÃO

Ceale - Centro de alfabetização, leitura e escrita - UFMG - Avaliações  externas nos anos iniciais do ensino fundamental

Na fase de avaliação, os indicadores mais indicados são aqueles que avaliam os resultados da política pública em relação aos objetivos estabelecidos. Dentre os indicadores utilizados nessa fase, podemos citar o índice de impacto, o índice de eficácia e o índice de efetividade.

O índice de impacto é utilizado para avaliar o impacto da política pública sobre a economia, a sociedade e o meio ambiente. Já o índice de eficácia é utilizado para avaliar a relação entre os resultados obtidos e os recursos utilizados na implementação da política pública. Por fim, o índice de efetividade permite avaliar se a política pública está alcançando os objetivos estabelecidos e se está gerando os resultados esperados.

Na fase de avaliação de políticas públicas, os indicadores são usados para medir o desempenho do programa ou política implementada. Alguns exemplos de indicadores que podem ser utilizados nessa fase são:

Indicadores de efetividade: medem o impacto ou resultado alcançado pela política pública em relação aos objetivos estabelecidos. Por exemplo, um indicador de efetividade para um programa de combate à desnutrição infantil pode ser a redução da taxa de desnutrição em crianças de determinada região.

Indicadores de eficiência: medem a relação entre os recursos investidos e os resultados obtidos. Um exemplo de indicador de eficiência pode ser o custo por beneficiário atendido por um programa social.

Indicadores de qualidade: medem a qualidade dos serviços prestados pela política pública. Por exemplo, um indicador de qualidade para um serviço de saúde pode ser a satisfação dos usuários com o atendimento recebido.

Indicadores de sustentabilidade: medem a capacidade da política pública de ser mantida ao longo do tempo. Por exemplo, um indicador de sustentabilidade para um programa de conservação ambiental pode ser a capacidade do governo de garantir recursos financeiros para sua continuidade.

Indicadores de equidade: medem a igualdade de acesso e distribuição dos benefícios da política pública. Um exemplo de indicador de equidade pode ser a taxa de participação de determinados grupos sociais em um programa de capacitação profissional.

Conclusão

Os indicadores são fundamentais para avaliar a efetividade das políticas públicas em cada fase do ciclo. É importante que os gestores públicos definam os indicadores mais indicados para cada fase, levando em consideração os objetivos e as particularidades das políticas públicas em questão. Além disso, é preciso considerar a disponibilidade de dados confiáveis e a relevância dos indicadores para medir os impactos da política em relação aos seus objetivos e metas.

Os indicadores bem definidos e aplicados corretamente são uma ferramenta valiosa para apoiar a tomada de decisões baseadas em evidências e aprimorar a eficiência da gestão pública. É importante que os gestores públicos invistam na capacitação de suas equipes para a escolha e uso adequado dos indicadores, garantindo que eles possam fornecer informações precisas e confiáveis sobre o desempenho das políticas públicas. A utilização de indicadores de forma sistemática pode ajudar a identificar os pontos críticos das políticas, subsidiar ajustes e correções de rota, e, assim, contribuir para aprimorar a qualidade dos serviços públicos prestados à sociedade.

Referências Bibliográficas

BLAU, P.; MEYER, M. W. Bureaucracy in modern society. Nova York: McGraw-Hill, 1971.

HOOD, C. The art of the state: culture, rhetoric and public management. Oxford: Clarendon Press, 1998.

CONSIDINE, M. Performance measurement in the public sector. Londres: Routledge, 2005.

HATRY, H. P. Performance measurement: getting results. Washington, DC: Urban Institute Press, 1999.

MOYNIHAN, D. P. The dynamics of performance management: constructing information and reform. Washington, DC: Georgetown University Press, 2008.

 

 

Pergunta de Partida:

Olá a todos,

Eu sou Renor Ribeiro e estou interessado em discutir sobre os indicadores de desempenho no ciclo de políticas públicas. Como vocês têm utilizado os indicadores de desempenho para monitorar e avaliar as políticas públicas em suas respectivas áreas de atuação? Quais são os principais desafios enfrentados ao definir e medir os indicadores de desempenho nesse contexto? Como os indicadores de desempenho têm contribuído para a tomada de decisão e o aprimoramento das políticas públicas? Gostaria de saber suas experiências e opiniões sobre o uso de indicadores de desempenho nesse importante processo.

Agradeço antecipadamente por compartilhar suas ideias e contribuições.

Atenciosamente,

Renor Ribeiro

 

Tópico: Indicadores de desempenho no ciclo de políticas públicas

Indicadores de desempenho no setor público

Trabalho em uma instituição federal de educação e nenhum indicador nos fornece informações úteis por si só, mas deve ser comparado com outros, com o contexto e com os próprios parâmetros ao longo do tempo.

Por exemplo, se constado que o nível de literacia digital dos alunos é muito baixo, ao mesmo tempo que dedicamos pouquíssimos recursos econômicos à aquisição de equipamentos de informática e de laboratório, isso nos ajuda a tomar decisões mais bem informadas quanto ao orçamento seguinte e a dar mais ênfase à aquisição de tecnologia.

Desta forma as políticas públicas podem ser refinadas, criadas ou substituídas de acordo com as necessidades e demandas vigentes. É um trabalho contínuo e de extrema importância para o bom funcionamento da escola.

Indicadores de desempenho no ciclo de políticas públicas

Os indicadores de desempenho são informações-chave de um negócio expressas normalmente em forma de número. Eles têm grande importância na tomada de decisão, pois facilitam muito o processo. Como os indicadores de desempenho estão diretamente ligados aos objetivos estratégicos de uma organização, eles podem fornecer informações precisas sobre praticamente qualquer coisa .

Ao utilizar indicadores de desempenho financeiros, por exemplo, o gestor é capaz de identificar se os recursos da empresa estão sendo empregados da maneira correta. Além disso, os indicadores de desempenho podem ser úteis em diversas áreas, desde o planejamento estratégico até a determinação dos custos e despesas de produção de um produto específico .

Com os dados dos indicadores de desempenho, as decisões tornam-se baseadas em evidências, reduzindo a possibilidade de erros, o que aumenta a precisão e a assertividade na escolha das estratégias futuras .

Indicadores de desempenho no ciclo de políticas públicas.

Eu atuo na área da comunicação, em uma emissora de rádio de uma universidade federal. Além da informação, também temos a responsabilidade de aproximar a universidade da comunidade através do diálogo e da prestação de serviço, bem como agregar conhecimento e dar voz a comunidade universitária. Os indicadores de desempenho, em meu trabalho, nos auxiliam no mapeamento de pontos fracos, como a otimização do uso de recursos, a melhoria na acessibilidade a novas tecnologias, a necessidade de reciclagem e capacitação no setor, estratégias inovadoras, em um segmento cada vez mais desafiador como o rádio, dentre outros fatores, permitindo que a equipe aumente seu desempenho, com a agregação de um fator importantíssimo. Os indicadores de desempenho, não apenas mostram números, mas no levam ao cerne da questão: quando o desempenho cai, porque acontece.

Indicadores de desempenho no ciclo de políticas públicas.

Os indicadores de desempenho na minha área de atuação(segurança pública) se torna de essencial importância, visto que se observa se tem alguma coisa a se melhorar para entregar um bom serviço à sociedade. Os servidores devem ser treinados, avaliados, cobrados e se pedir um retorno para a sociedade. Nesse contexto, a medição do desempenho de organizações públicas se tornou uma exigência cada vez mais importante em muitos países e, como consequência, se converteu, também, numa preocupação recorrente da comunidade policial. A sociedade
aspira conhecer medidas de desempenho confiáveis do desempenho policial para garantir que a polícia esteja gerando resultados com os recursos e investimentos recebidos.
Conhecer o desempenho das polícias é necessário para satisfazer as exigências de prestação de contas externas e para o estabelecimento de responsabilização dentro das organizações. Nesse resumo, vejo, que é fundamental para o exercício da gestão pública, que refletirá na qualidade dos serviços prestados à sociedade.

Indicadores de desempenho no ciclo de políticas públicas

O Supremo Tribunal Federal trabalha com diversos indicadores de desempenho. Para essa atividade do curso, destaco o objetivo estratégico OE.4 - Serviços 100% on-line (Relatório de Resultados do Plano Estratégico da Gestão 2020-2022 (disponível em https://portal.stf.jus.br/textos/verTexto.asp?servico=centralDoCidadaoAcessoInformacaoGestaoEstrategica consultado em 05/09/2023).
Este objetivo busca tornar os serviços 100% on-line, por meio do acesso à justiça digital amplo, irrestrito e em tempo real a todos os brasileiros. Ou seja, serviços que, atualmente, só podem ser acessados na opção presencial devem estar disponíveis na forma on-line 24h por dia e sete dias da semana. Para isso, é preciso adotar ferramentas, práticas e soluções que garantam a eficiência e a interação da sociedade com o Tribunal.
Meta Estratégica: Ter 100% do acervo de processos, exceto sigilosos, tramitando em meio eletrônico. O processo eletrônico traz maior eficiência, celeridade, economia, bem como transparência à prestação jurisdicional. A tramitação eletrônica de processos foi iniciada no STF em 2007. Em 2012, essa forma de tramitação superou o quantitativo daqueles autuados pela forma tradicional. Em 31/12/2020, 4% do acervo ainda era físico.
Indicador Estratégico:
Resultado da Taxa de Processos Eletrônicos (TPE): 99,8% de alcance da meta para o biênio
O STF, em 31/12/2022, tinha 43 processos físicos em andamento, o que representa menos de 0,2% do acervo.
Conclusão: A meta foi considerada alcançada, apesar de ainda existir resquícios de processos físicos, que não foram digitalizados, até então, por estarem fora do Supremo Tribunal Federal, por impossibilidade material ou por questão de segurança da informação.
Pode-se observar que um dos desafios listados no relatório de resultados foi a digitalização dos processos e para alcançar o objetivo foi criada uma força tarefa. De acordo com informações consultadas no portal do STF (https://portal.stf.jus.br/textos/verTexto.asp?servico=centralDoCidadaoAcessoInformacaoGestaoEstrategica), em fevereiro de 2021, foi editada a Resolução 719/2021, que suspendeu até 1º de março a contagem de prazos para processos físicos. No período, foi realizado um esforço concentrado para a conclusão da digitalização do montante pendente de processos físicos. Apenas no mês de janeiro, foram digitalizados mais de 1.000 processos.
Dessa forma, os indicadores são fundamentais para avaliar a efetividade das metas estabelecidas pelos órgãos.

Indicadores de desempenho no ciclo de políticas públicas

Na minha área de atuação não tenho vivência direta com gestão e nem com políticas públicas, porém na área de segurança pública, da qual faço parte, os indicadores de desempenho são ou deveriam ser uma ferramenta crucial para aprimorar a gestão e avaliação das políticas públicas, bem como para promover a efetividade e transparência das ações e decisões tomadas no contexto específico da área de segurança pública. Penso que, a utilização de indicadores de forma sistemática pode ajudar a identificar os pontos críticos das políticas e estratégias utilizadas, subsidiar ajustes e correções de rota, e, assim, contribuir para aprimorar a qualidade dos serviços públicos prestados à sociedade.

Indicadores de desempenho no ciclo de políticas públicas

Ao definir e medir os indicadores de desempenho no contexto da Polícia Rodoviária Federal, alguns dos principais desafios podem incluir:
Definição de indicadores relevantes: é importante identificar os aspectos-chave que devem ser medidos para avaliar o desempenho das políticas públicas. Isso requer uma compreensão clara dos objetivos e das metas da instituição e da área de atuação.
Coleta de dados confiáveis: para que os indicadores sejam úteis, é necessário garantir a disponibilidade de dados precisos e atualizados. Isso pode ser um desafio em algumas situações, pois pode exigir sistemas eficientes de coleta, armazenamento e processamento de dados.
Interpretação adequada dos resultados: a interpretação dos indicadores de desempenho requer uma análise cuidadosa e uma compreensão das nuances e contextos envolvidos. Os resultados podem variar e podem ser influenciados por vários fatores externos, o que pode exigir uma análise aprofundada para obter insights úteis.
Eles são uma contribuição de extrema relevância social, uma vez que aborda trabalhos correlacionados à segurança pública nas rodovias, uma atividade essencial para a diminuição da violência e da mortalidade nacional.

Re:Indicadores de desempenho no ciclo de políticas públicas

Caro João Batista Portela Guimarães,
Agradecemos por compartilhar sua visão sobre os desafios relacionados à definição e medição de indicadores de desempenho no contexto da Polícia Rodoviária Federal. Você destacou alguns pontos importantes que merecem consideração.
Primeiramente, a definição de indicadores relevantes é crucial para avaliar o desempenho das políticas públicas. Identificar os aspectos-chave a serem medidos requer uma compreensão clara dos objetivos e metas da instituição, bem como das áreas específicas de atuação. É fundamental estabelecer indicadores que sejam verdadeiramente representativos e capazes de fornecer informações significativas sobre o trabalho realizado.
Além disso, a coleta de dados confiáveis é um desafio enfrentado por muitas organizações. Para que os indicadores sejam úteis, é necessário garantir a disponibilidade de dados precisos e atualizados. Isso pode exigir a implementação de sistemas eficientes de coleta, armazenamento e processamento de dados, bem como a adoção de boas práticas para garantir a confiabilidade das informações coletadas.
Outro ponto importante que você mencionou é a interpretação adequada dos resultados dos indicadores. A análise dos dados requer uma compreensão aprofundada das nuances e contextos envolvidos. É importante considerar que os resultados podem variar e podem ser influenciados por fatores externos, exigindo uma análise cuidadosa para obter insights úteis e informar a tomada de decisões.
Por fim, concordamos com você quanto à relevância social dos indicadores de desempenho relacionados à segurança pública nas rodovias. Essa atividade desempenha um papel fundamental na redução da violência e da mortalidade em nível nacional, sendo essencial para o bem-estar da sociedade como um todo.
Agradecemos por suas contribuições valiosas e por compartilhar sua visão sobre esse tema importante.

Indicadores de desempenho no ciclo de políticas públicas

Na minha área de atuação não atuo diretamente com as políticas públicas, mas sei que definir e medir os indicadores de desempenho é complexo e precisa ser feito com muita precisão e assertividade.

Os indicadores de desempenho são basilares para a tomada de decisão e o aprimoramento das políticas públicas, os indicadores bem definidos e aplicados corretamente são uma ferramenta valiosa para apoiar a tomada de decisões baseadas em evidências e aprimorar a eficiência da gestão pública.

Re:Indicadores de desempenho no ciclo de políticas públicas

Perfeito Noemi Ramos da Silva, os indicadores de desempenho são cruciais para a tomada de decisões em políticas públicas.

Novo comentário