Indicadores de desempenho no ciclo de políticas públicas

 

Renor Ribeiro, Ph.D

Como citar esse artigo: 

RIBEIRO, Renor Antonio Antunes. Indicadores de Desempenho no Ciclo de Políticas Públicas. Cegesp (2023).

 

INDICADORES DE DESEMPENHO NO CICLO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

INTRODUÇÃO

O processo de formulação e implementação de políticas públicas envolve diversas fases, cada uma com suas particularidades e desafios. Para garantir o sucesso das políticas públicas, é fundamental que sejam definidos indicadores que possam medir a efetividade das ações em cada fase do ciclo. Os indicadores permitem medir o desempenho das políticas, avaliar os resultados alcançados e identificar pontos de melhoria. Na fase de formulação, os indicadores podem auxiliar na definição de objetivos claros e mensuráveis, além de ajudar na identificação dos problemas a serem solucionados. Já na fase de implementação, os indicadores podem ser utilizados para monitorar o progresso das ações e identificar possíveis desvios em relação aos objetivos estabelecidos. Por fim, na fase de avaliação, os indicadores são fundamentais para medir o impacto das políticas públicas e avaliar se os objetivos foram alcançados. Nesse sentido, este capítulo visa apresentar uma visão abrangente dos principais indicadores utilizados em cada fase do ciclo de políticas públicas.

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A IMPORTÂNCIA DOS INDICADORES DE DESEMPENHO NO CICLO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Peter Blau e Marshall Meyer, em "Bureaucracy in Modern Society" (1971), defendem que os indicadores de desempenho são úteis para a avaliação da efetividade das burocracias governamentais. Eles argumentam que esses indicadores podem ajudar a identificar os pontos fortes e fracos da organização, bem como a identificar áreas onde melhorias são necessárias. Já Christopher Hood, em "The Art of the State: Culture, Rhetoric and Public Management" (1998), destaca que a gestão pública baseada em indicadores de desempenho tem se tornado cada vez mais comum, mas também apresenta desafios, como a escolha de indicadores adequados e a possibilidade de distorções.

Mark Considine, em "Performance Measurement in the Public Sector" (2005), explora a teoria e a prática do uso de indicadores de desempenho em políticas públicas, destacando a importância de estabelecer objetivos claros e de selecionar os indicadores mais adequados para medir o progresso em direção a esses objetivos. Harry Hatry, em "Performance Measurement: Getting Results" (1999), oferece um guia prático para o desenvolvimento e implementação de sistemas de indicadores de desempenho em organizações governamentais, fornecendo exemplos e orientações para a coleta e análise de dados.

Por fim, Donald Moynihan, em "The Dynamics of Performance Management: Constructing Information and Reform" (2008), analisa a evolução do uso de indicadores de desempenho na gestão pública e suas implicações para a reforma das políticas públicas. Ele destaca que os indicadores de desempenho têm sido cada vez mais utilizados para promover a prestação de contas e a transparência na gestão pública, mas ressalta que é necessário considerar as limitações dos indicadores e o contexto em que eles são utilizados.

Além disso, os indicadores de desempenho são importantes no ciclo de políticas públicas por várias razões:

Monitoramento e avaliação: Os indicadores permitem que os gestores monitorem e avaliem o desempenho das políticas públicas em cada fase do ciclo, o que ajuda a identificar problemas e oportunidades de melhoria.

Transparência e prestação de contas: Os indicadores fornecem informações claras e objetivas sobre o desempenho das políticas públicas, o que ajuda a aumentar a transparência e a prestação de contas dos gestores públicos.

Orientação para resultados: Os indicadores orientam a gestão pública para resultados, já que fornecem informações sobre se as políticas públicas estão alcançando os objetivos estabelecidos.

Aperfeiçoamento das políticas públicas: Os indicadores ajudam a identificar as melhores práticas e aperfeiçoar as políticas públicas, já que permitem a comparação de desempenho entre diferentes políticas e entre diferentes governos.

Portanto, os indicadores de desempenho permitem uma análise sistemática e objetiva dos resultados alcançados em cada fase do ciclo de políticas públicas, fornecendo informações valiosas para a tomada de decisão e aprimoramento das políticas. Essa análise também pode ser usada para prestar contas à sociedade sobre o uso dos recursos públicos e os resultados obtidos. Além disso, a definição de indicadores claros e bem definidos pode ajudar a promover uma cultura de transparência e accountability no setor público, fortalecendo a confiança dos cidadãos nas instituições governamentais. Em suma, os indicadores de desempenho são uma ferramenta crucial para aprimorar a gestão e avaliação das políticas públicas, bem como para promover a efetividade e transparência no setor público.

FASE DE FORMULAÇÃO

Elaboração e Gestão de projetos Sociais – UNIAPAE-SP

Na fase de formulação, os indicadores mais indicados são aqueles que avaliam a necessidade da política pública, a sua viabilidade e a sua sustentabilidade. Dentre os indicadores utilizados nessa fase, podemos citar a análise de custo-benefício, a análise de impacto regulatório e a análise de sensibilidade.

A análise de custo-benefício permite avaliar os custos e os benefícios da política pública, comparando o valor presente dos benefícios esperados com o custo da implementação e manutenção da política. Já a análise de impacto regulatório é utilizada para avaliar os efeitos da política pública sobre a economia, a sociedade e o meio ambiente. Por fim, a análise de sensibilidade é importante para avaliar a robustez da política pública em diferentes cenários e condições.

Na fase de formulação de políticas públicas, os indicadores devem ser usados para ajudar a identificar o problema a ser abordado e para avaliar as alternativas de políticas disponíveis. Alguns exemplos de indicadores que podem ser usados nessa fase incluem:

Indicadores de necessidades e demandas: Esses indicadores podem ajudar a identificar as necessidades e demandas da população, como as condições socioeconômicas, a taxa de desemprego, a distribuição de renda, entre outros.

Indicadores de viabilidade: Esses indicadores podem ajudar a avaliar a viabilidade das políticas alternativas, como o custo e o tempo necessário para implementar a política, a capacidade institucional, a disponibilidade de recursos financeiros e humanos, entre outros.

Indicadores de efetividade: Esses indicadores podem ajudar a avaliar a efetividade da política proposta, medindo o impacto esperado da política sobre os indicadores relevantes, como a redução da pobreza, a melhoria da saúde ou da educação, entre outros.

Indicadores de eficiência: Esses indicadores podem ajudar a avaliar a eficiência da política, medindo o custo-benefício ou a relação custo-efetividade da política proposta.

Indicadores de equidade: Esses indicadores podem ajudar a avaliar se a política proposta leva em conta as desigualdades existentes na sociedade, como a distribuição de renda, a discriminação racial ou de gênero, entre outros.

FASE DE IMPLEMENTAÇÃO

Implementação – Baobá

Na fase de implementação, os indicadores mais indicados são aqueles que avaliam o desempenho e o progresso das ações em relação aos objetivos estabelecidos. Dentre os indicadores utilizados nessa fase, podemos citar o monitoramento e a avaliação da implementação, o índice de desempenho e o custo de implementação.

O monitoramento e a avaliação da implementação permitem verificar se as ações estão sendo executadas de acordo com o planejado e se estão gerando os resultados esperados. Já o índice de desempenho é utilizado para avaliar o desempenho da política pública em relação aos objetivos estabelecidos. Por fim, o custo de implementação permite avaliar se os recursos estão sendo utilizados de forma eficiente e se a política pública está sendo implementada de forma sustentável.

Na fase de implementação de políticas públicas, os indicadores devem ser escolhidos de modo a avaliar a eficácia do plano de ação e o desempenho das instituições responsáveis pela implementação. Alguns exemplos de indicadores que podem ser utilizados nessa fase incluem:

Indicadores de execução orçamentária: esses indicadores permitem avaliar se os recursos financeiros previstos para a implementação da política estão sendo efetivamente utilizados e se a execução está ocorrendo conforme o planejado.

Indicadores de prazos: esses indicadores avaliam se as metas estabelecidas para a implementação da política estão sendo cumpridas dentro do prazo previsto, permitindo a identificação de eventuais atrasos e a adoção de medidas corretivas.

Indicadores de qualidade: esses indicadores avaliam a qualidade dos serviços prestados na implementação da política, permitindo identificar eventuais falhas na execução e a adoção de medidas para corrigi-las.

Indicadores de participação: esses indicadores avaliam o nível de participação e engajamento dos diversos atores envolvidos na implementação da política, como servidores públicos, organizações da sociedade civil e cidadãos em geral. Eles podem ser utilizados para avaliar se a implementação está ocorrendo de forma participativa e se os diversos interesses estão sendo considerados.

Indicadores de monitoramento e avaliação: esses indicadores avaliam a efetividade da política em alcançar seus objetivos e metas, permitindo a identificação de ajustes necessários e a melhoria contínua da implementação.

FASE DE AVALIAÇÃO

Ceale - Centro de alfabetização, leitura e escrita - UFMG - Avaliações  externas nos anos iniciais do ensino fundamental

Na fase de avaliação, os indicadores mais indicados são aqueles que avaliam os resultados da política pública em relação aos objetivos estabelecidos. Dentre os indicadores utilizados nessa fase, podemos citar o índice de impacto, o índice de eficácia e o índice de efetividade.

O índice de impacto é utilizado para avaliar o impacto da política pública sobre a economia, a sociedade e o meio ambiente. Já o índice de eficácia é utilizado para avaliar a relação entre os resultados obtidos e os recursos utilizados na implementação da política pública. Por fim, o índice de efetividade permite avaliar se a política pública está alcançando os objetivos estabelecidos e se está gerando os resultados esperados.

Na fase de avaliação de políticas públicas, os indicadores são usados para medir o desempenho do programa ou política implementada. Alguns exemplos de indicadores que podem ser utilizados nessa fase são:

Indicadores de efetividade: medem o impacto ou resultado alcançado pela política pública em relação aos objetivos estabelecidos. Por exemplo, um indicador de efetividade para um programa de combate à desnutrição infantil pode ser a redução da taxa de desnutrição em crianças de determinada região.

Indicadores de eficiência: medem a relação entre os recursos investidos e os resultados obtidos. Um exemplo de indicador de eficiência pode ser o custo por beneficiário atendido por um programa social.

Indicadores de qualidade: medem a qualidade dos serviços prestados pela política pública. Por exemplo, um indicador de qualidade para um serviço de saúde pode ser a satisfação dos usuários com o atendimento recebido.

Indicadores de sustentabilidade: medem a capacidade da política pública de ser mantida ao longo do tempo. Por exemplo, um indicador de sustentabilidade para um programa de conservação ambiental pode ser a capacidade do governo de garantir recursos financeiros para sua continuidade.

Indicadores de equidade: medem a igualdade de acesso e distribuição dos benefícios da política pública. Um exemplo de indicador de equidade pode ser a taxa de participação de determinados grupos sociais em um programa de capacitação profissional.

Conclusão

Os indicadores são fundamentais para avaliar a efetividade das políticas públicas em cada fase do ciclo. É importante que os gestores públicos definam os indicadores mais indicados para cada fase, levando em consideração os objetivos e as particularidades das políticas públicas em questão. Além disso, é preciso considerar a disponibilidade de dados confiáveis e a relevância dos indicadores para medir os impactos da política em relação aos seus objetivos e metas.

Os indicadores bem definidos e aplicados corretamente são uma ferramenta valiosa para apoiar a tomada de decisões baseadas em evidências e aprimorar a eficiência da gestão pública. É importante que os gestores públicos invistam na capacitação de suas equipes para a escolha e uso adequado dos indicadores, garantindo que eles possam fornecer informações precisas e confiáveis sobre o desempenho das políticas públicas. A utilização de indicadores de forma sistemática pode ajudar a identificar os pontos críticos das políticas, subsidiar ajustes e correções de rota, e, assim, contribuir para aprimorar a qualidade dos serviços públicos prestados à sociedade.

Referências Bibliográficas

BLAU, P.; MEYER, M. W. Bureaucracy in modern society. Nova York: McGraw-Hill, 1971.

HOOD, C. The art of the state: culture, rhetoric and public management. Oxford: Clarendon Press, 1998.

CONSIDINE, M. Performance measurement in the public sector. Londres: Routledge, 2005.

HATRY, H. P. Performance measurement: getting results. Washington, DC: Urban Institute Press, 1999.

MOYNIHAN, D. P. The dynamics of performance management: constructing information and reform. Washington, DC: Georgetown University Press, 2008.

 

 

Pergunta de Partida:

Olá a todos,

Eu sou Renor Ribeiro e estou interessado em discutir sobre os indicadores de desempenho no ciclo de políticas públicas. Como vocês têm utilizado os indicadores de desempenho para monitorar e avaliar as políticas públicas em suas respectivas áreas de atuação? Quais são os principais desafios enfrentados ao definir e medir os indicadores de desempenho nesse contexto? Como os indicadores de desempenho têm contribuído para a tomada de decisão e o aprimoramento das políticas públicas? Gostaria de saber suas experiências e opiniões sobre o uso de indicadores de desempenho nesse importante processo.

Agradeço antecipadamente por compartilhar suas ideias e contribuições.

Atenciosamente,

Renor Ribeiro

 

Tópico: Indicadores de desempenho no ciclo de políticas públicas

Indicadores de Desempenho no Ciclo de Políticas Públicas

Os indicadores de desempenho fornecem à gestão pública uma análise objetiva dos resultados alcançados, fornecendo informações importantes para a tomada de decisão e aprimoramento das políticas, além disso, contribuem para a transparência na prestação de contas.
Os desafios encontradas na definição e medição dos indicadores são: Mudança constante de gestores e servidores responsáveis pelos setores, falta de ferramentas de controle, falta de engajamento, dentre outros.

Indicadores de desempenho no ciclo de políticas públicas

Os desafios concentram-se principalmente na (falta) de gestão do conhecimento, pois muitos dados são perdidos na medida em que a gestão se alterna, o que dificulta o histórico de dados; além do estabelecimento de indicadores complexos que, ao final de um ciclo de planejamento, percebe-se que não podem ser medidos.
Os indicadores de desempenho são ferramentas que ajudam na tomada de decisões, pois são métricas que fornecem dados objetivos e mensuráveis, que auxiliam na formulação de decisões baseadas em fatos.

Indicadores de desempenho no ciclo de políticas públicas

Mediante reuniões mensais, presente no ciclo de monitoramento da estratégia, o desempenho da estratégia do órgão é monitorado por meio de seus indicadores, metas e projetos. Ocorre a avaliação ao cumprimento pelas unidades quanto à busca pelos resultados. Nas reuniões a cada quadrimestre são possíveis avaliar a estratégia e, se necessário, corrigir os rumos, mediante análise pela necessidade de revisão e reformulação dos objetivos estratégicos, metas e projetos.
Ainda é um desafio unir as metas ao Plano Estratégico, devido à falta de engajamento entre os servidores e demais (e diversos) atores, com muitas variáveis que dificultam atribuir indicadores condizentes no âmbito da segurança pública para mais de números de ocorrências, além da ausência de uma cultura forte de gestão estratégica visando o alcance dos resultados.
Os indicadores balizam a alta gestão na tomada de decisões, com o apoio de relatórios de monitoramento que contêm as principais informações referentes aos riscos, resultados, às entregas, às dificuldades e as soluções encontradas durante a implementação da política. Este acompanhamento contém informações relativas aos indicadores de execução, à avaliação dos resultados e à proposição de medidas corretivas, visando a redução de falhas e a promoção da eficiência.

Indicadores de Desempenho no Ciclo de Políticas Públicas

Trabalho em uma Instituição Pública de Ensino Superior, as atividades seguiram, em 2023, diretrizes, objetivos e metas delineados pelo Plano Plurianual 2020-2023, e, no âmbito dos programas temáticos, são pautadas pela Lei Orçamentária Anual. Por meio de Proposta Orçamentária, a Instituição organiza sua atuação e sua contribuição para o atingimento dos objetivos e metas anuais. Informações detalhadas sobre nosso desempenho nesses programas são disponibilizadas no Portal da Instituição e Portais do governo que apresentam uma análise abrangente dos resultados obtidos no exercício. Ainda, buscamos alinhar seus objetivos ao Plano Nacional de Educação, que fixa metas voltadas ao Ensino Superior. Com projetos e cursos, respondemos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas. Enquanto Instituição Pública de Ensino Superior é impactada pelo seu ambiente externo, que engloba diversos contextos, no âmbito interno demos continuidade ao diálogo com a sociedade inclusive ao dispor de modo transparente as informações de desempenho para avaliação e monitoramento por parte da sociedade, buscando mais eficiência e efetividade em um cenário desafiador.

Indicadores de desempenho no ciclo de políticas públicas.

É bastante complexo e desafiador indicadores de desempenho que possam mensurar o impacto de uma política pública como o Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD), pois há de se identificar em todo o país, em mais de 140 mil escolas que utilizam esses materiais (às vezes combinado com outros), a contribuição dessa política por exemplo no Ideb.
Resumidamente, o PNLD avalia e disponibiliza obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, de forma sistemática, regular e gratuita, atendendo cerca de 30 mil estudantes, professores e profissionais da educação.
Mesmo diante de desafios dessa magnitude, é fundamental os subsídios dos indicadores para a tomada de decisão tanto em âmbito operacional, quanto tático ou estratégico.

Indicadores de desempenho no ciclo de políticas públicas

Entendo que minha principal experiência com indicadores de desempenho tem afinidade com a transparência e prestação de contas, onde utilizamos informações extraídas do SIAFI para subsidiar a elaboração das Nota Explicativas Contábeis. As quais poderão subsidiar tomadas de decisões pela gestão. Sendo a complexidade na elaboração dessa o maior desafio enfrentado pelo setor, visto que as informações para sua elaboração são extraídas de diversas bases de dados.

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Os indicadores de desempenho permitem o aprimoramento da administração pública com o monitoramento e avaliação dos resultados, sua eficácia eficiência e efetividade. Indicadores bem construídos permitem corrigir falhas e pontos críticos na entrega de políticas públicas à população. As fases de elaboração, implementação e avaliação das políticas públicas podem ser melhoradas com indicadores que ajudem na formulação de objetivos, acompanhamento de possíveis desvios em relação aos objetivos iniciais e mensuração dos resultados entregues à população, verificando os impactos, eficácia, eficiência e a transparência na prestação de contas.
A gestão do CNPq disponibiliza informações acerca das ações de fomento em seu portal, com informações detalhadas de receitas, despesas, planejamento estratégico, participação da instituição no PPA, Painel Fomento em Ciência Tecnologia, Relatórios de gestão anuais, entre outras. Por meio dessas informações é possível obter uma visão abrangente do papel da instituição e de suas ações ao longo do tempo. No Planejamento Estratégico (2022-2027) apresenta-se um histórico das ações de capacitação de servidores (oficinas), mudanças que ocorreram ao longo do tempo como a incorporação de planos táticos e operacionais, como resultados das oficinas, (2014-2015), a elaboração do Planejamento Estratégico 2025 (em 2014). Nesse Planejamento Estratégico (2022-2027) ressalta-se a necessidade de constante reavaliação e a dificuldade de institucionalizar “métricas para o monitoramento e avaliações dos projetos e iniciativas priorizadas nos planos operacionais”. A necessidade de revisão do plano estratégico ocorre em função de alinhamento ao PPA (2020-2023) e em consonância, também, com o Programa de Gestão Estratégica e Transformação do Estado (TransformaGov), com eficiência na entrega de resultados e geração de mais valor para a sociedade. As revisões são decorrências das alterações na realidade e abrangem agilidade administrativa, estruturas enxutas, menor número de servidores (em razão principalmente de aposentadorias e ausência de concursos, na minha avaliação), uso de tecnologias de informação, trabalho remoto e recursos orçamentários e financeiros mais escassos. No mapa estratégico (2022-2027) disponibilizado no portal da instituição estão colocadas previsões quanto aos resultados esperados (Ex: ampliação do acesso dos cidadãos ao sistema de C&T, aumentar o conhecimento científico, ampliar a internacionalização da C&T brasileira), processos (modelo de gestão e processos de trabalho; internacionalização, integração e interação com parceiros, inovação, transversalidade, avaliação e acompanhamento, compromisso social), recursos (gestão de pessoas, TI, planejamento, comunicação e orçamento).

Indicadores de desempenho no ciclo de políticas públicas

A definição e mensuração dos indicadores de desempenho são fundamentais para a verificação da efetividade dos programas e das políticas públicas realizados na área da educação. Eles são usados pelos gestores para identificar os problemas, possibilitando o direcionamento de ações e capacitação dos servidores para o desenvolvimento de melhorias nas suas áreas de atuação, contribuindo para a consecução dos objetivos institucionais.
Os principais desafios relacionam-se em definir os indicadores compatíveis, com dados confiáveis e precisos, para verificar o avanço dos órgãos em direção aos objetivos e à principal finalidade da instituição. É importante que os gestores consigam estabelecer ações efetivas e positivas a partir da análise dos indicadores, que precisam ser adequados às especificidades do órgão.
Os indicadores de desempenho contribuem significativamente para tomadas de decisão mais compatíveis com as necessidades existentes na instituição, pois apontam as áreas mais deficitárias, dando embasamento e norteando as medidas que devem ser efetuadas e as ações desenvolvidas para o alcance das melhorias.
O uso de indicadores adequados permite que os gestores obtenham dados precisos acerca do desempenho das políticas públicas desenvolvidas nos órgãos em que atuam, contribuindo para a melhoria e qualidade dos serviços públicos fornecidos à sociedade.

Indicadores de Desempenho no Ciclo de Políticas Públicas

Como vocês têm utilizado os indicadores de desempenho para monitorar e avaliar as políticas públicas em suas respectivas áreas de atuação?
Os indicadores de desempenho são utilizados com o intuito de orientar os servidores para obtenção de resultados positivos, visando alcançar os objetivos estratégicos da instituição. Dessa forma, cada diretoria especializada da instituição possui indicadores de desempenho para monitorar e avaliar as ações executadas nas determinadas subáreas de atuação.
Quais são os principais desafios enfrentados ao definir e medir os indicadores de desempenho nesse contexto?
Penso que o principal desafio enfrentado ao definir os indicadores de desempenho seja a escolha de indicadores adequados para aferir o progresso em direção aos objetivos estratégicos. Com relação aos desafios enfrentados ao medir os indicadores de desempenho; considero como principal, a dificuldade de mensurar o nível de participação e engajamento dos atores envolvidos (servidores públicos, organizações da sociedade civil e cidadãos em geral), visando avaliar se as ações desenvolvidas pela instituição acontecem de forma participativa e se os diversos interesses são considerados.
Como os indicadores de desempenho têm contribuído para a tomada de decisão e o aprimoramento das políticas públicas?
Os indicadores de desempenho ajudam a identificar as melhores práticas e aperfeiçoar as ações da instituição; pois os indicadores de desempenho permitem uma análise objetiva dos resultados alcançados, fornecendo informações valiosas que contribuem para a tomada de decisão baseada em evidências e para aprimorar a qualidade dos serviços públicos prestados à sociedade. Além disso, a definição de indicadores claros pode ajudar a promover uma cultura de transparência, fortalecendo a confiança na instituição.

Indicadores de desempenho no ciclo de políticas públicas

A maior dificuldade que enfrentamos no trabalho que desenvolvo e nas atividades em que atualmente estou envolvida é na aferição da efetividade das ações que desempenhamos como entidade federal. Temos metas, objetivos, prazos e indicadores numéricos bem traçados e expostos, contudo no momento de monitorar o real impacto do que está sendo realizado, encontramos dificuldades. Não há indicadores voltados para esse aspecto.

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