Conceitos-chave: missão, visão, valores e objetivos estratégicos no setor público.

Tópico: Conceitos-chave: missão, visão, valores e objetivos estratégicos no setor público.

Conceitos-chave: missão, visão, valores e objetivos estratégicos no setor público.

A Gestão Estratégica no serviço público tem como objetivo tornar a instituição uma estrutura integrada e organizada, possibilitando a agilidade na tomada de decisão, de modo a aprimorar e adequar a gestão de pessoas, de materiais e de recursos orçamentários e financeiros às necessidades da atividade institucional, visando a melhoria dos serviços prestados à sociedade brasileira.
A missão em órgãos públicos deve reforçar a razão daquele existir, seja por forç

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A missão em órgãos públicos deve reforçar a razão daquele existir, seja por força constitucional ou normativa. A razão de uma instituição existir passa pela necessidade de atendimento ao interesse público.
A visão permite que o órgão ou instituição se perceba e analise seu lugar de futuro, se antecipando a demandas que serão modificadas com o passar do tempo.
Princípios e valores devem ser basilares em toda a gestão pública, pois delineiam o caminho a ser seguido e embasam as tomadas de decisão nas funções essenciais do órgão.

Tópico: Conceitos-chave: missão, visão, valores e objetivos estratégicos no setor público

A definição da missão, visão, valores e objetivos estratégicos é um passo muito importante para a gestão eficaz das instituições, especialmente no setor publico. A missão é define o propósito, a razão de existir da organização. Já a visão representa onde a organização almeja chegar no futuro, suas aspirações. Tao importante quanto definir a missão e a visão é a identificação dos valores que nortearão as ações futuras e orientarão a conduta dos agentes públicos. Quando falamos destes conceitos no contexto do serviço publico, temos que ter em mente sempre o foco no cidadão e o respeito aos princípios constitucionais.
Por fim, para que de fato haja uma gestão efetiva das ações e recursos e a sociedade consiga sentir os benefícios do que lhe é entregue, mostra-se indispensável a definição dos objetivos estratégicos. Estes são metas especificas para a concretização da missão e visão. O acrônimo SMART (em inglês) define as características de um objetivo bem definido: especificidade, mensurabilidade, alcançabilidade, relevância e prazo.
Sem dúvidas, a implementação dos conceito supracitados no serviço publico é um grande desafio, dada toda a carga burocrática, as limitações de recursos e a resistência a mudança, característica marcante do ambiente publico. Contudo, vencidos os desafios, é possível o alcance de muitos benefícios. Destaco dois que considero mais relevantes: melhora na eficiência e melhora na tomada de decisão.
Quando todos esses conceitos saem da teoria e são de fato colocados na prática, as ações governamentais apresentam mais eficiência e os ganhos para a sociedade são majorados, trazendo benefícios para a população.

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No setor público, a missão, visão, valores e objetivos estratégicos são elementos fundamentais que direcionam as ações governamentais para o bem comum da sociedade. Esses pilares são essenciais para estabelecer uma gestão pública mais eficiente e voltada para resultados que beneficiem os cidadãos.

A missão no setor público representa a razão de existir do órgão e direciona todas as ações para o bem comum, sendo o grande norteador das atividades públicas. As organizações públicas focam em ações de cunho social e no atendimento às necessidades da sociedade.

Os valores são os princípios fundamentais que guiam a atuação do órgão público. Por exemplo, elementos como colaboração, democracia, integridade e participação são valores que norteiam as decisões e ações governamentais. Esses valores precisam ser materializados através de ações concretas que beneficiem a população.

A implementação do planejamento estratégico no setor público tem características próprias, focando principalmente na identificação da missão, análise do ambiente, definição de objetivos e elaboração do orçamento. Como os recursos públicos são limitados, é fundamental que sejam utilizados de maneira racional e eficiente para atender às demandas da sociedade.

Os objetivos estratégicos representam de forma sintética o que se deseja alcançar dentro das principais áreas de atuação, sempre visando entregas efetivas para a sociedade brasileira. Eles devem ser mensuráveis e alinhados com a missão institucional, permitindo avaliar se as ações estão realmente gerando os resultados esperados para os cidadãos.

Missão, Visão, Valores e Objetivos Estratégicos no Setor Público

No setor público, a missão e a visão devem refletir o compromisso da instituição com o interesse público.
A formulação desses elementos deve ser feita de forma colaborativa entre os servidores da instituição e a sociedade. Desta forma, há uma criação de senso de pertencimento. O senso de pertencimento é essencial para gerar engajamento.
Definidas a missão e a visão, pode-se elaborar os valores institucionais e os objetivos estratégicos com suas respectivas metas.
Os valores institucionais devem guiar as ações e decisões da instituição, representam os princípios éticos e morais seguidos pela organização.
Já os objetivos materializam os pontos que a instituição almeja alcançar e permitem a mensuração da evolução para o seu alcance.
No MPF, órgão que trabalho, temos os seguintes valores, missão e visão:
Valores: Transparência, Integridade, Resolutividade, Cooperação, Proatividade
Missão: Defendemos a ordem jurídica, o regime democrático, os interesses sociais e individuais indisponíveis, promovendo a justiça em prol da sociedade.
Visão: Consolidar-se como instituição resolutiva na defesa dos direitos sociais, na promoção da justiça e no combate à criminalidade.
No mapa do MPF também constam 7 objetivos estratégicos institucionais.

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